Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: Por causa de um prego perdeu a ferradura; por causa da ferradura perdeu o cavalo; por caus...
Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: Por causa de um prego perdeu a ferradura; por causa da ferradura perdeu o cavalo; por causa do cavalo perdeu a mensagem; por causa da mensagem perdeu a guerra.
Quem sabe esta não seria a mensagem adequada para os dias sombrios em que vivemos?
A verdade é que não estamos imunes à pandemia, nem através de isolamento social e nem através de uma cura milagrosa; mesmo havendo relatos da eficácia da Hidroxicloroquina, fármaco usado na prevenção e tratamento de malária sensível à cloroquina.
Essa não imunidade se dá em detrimento da não eficácia do chamado "lockdown'', que significa bloqueio total, paralisação total.
Por mais que existam leis severas para o isolamento social, pessoas deixarão de cumprir e por deixarem de cumprir, sempre haverá mais casos de contágio e possíveis óbitos. É um ciclo vicioso e sem fim, podemos dizer que até natural num cenário como este.
Embora os contágios sejam inevitáveis, não podemos deixar de tratar quem está infectado pela doença, principalmente os mais idosos e pessoas vulneráveis que já possuem uma doença, e que pode vir a se agravar devido ao covid-19.
É neste pensamento, que chego a conclusão de que, a paralisação total das atividades socioeconômicas do Brasil não podem parar, até mesmo devido a produção de insumos e produtos necessários no tratamento dos pacientes do covid-19.
O país também não pode parar, se não irá gerar uma crise social jamais vista pelos brasileiros.
A falta de alimento nas mesas das pessoas poderá ser uma realidade, assim como a falta de medicamentos e diversas outras coisas totalmente necessárias para o dia-dia da sociedade.
Então, se o contágio é praticamente inevitável devido a naturalidade do cenário atual, por que as pessoas não podem voltar ao trabalho de maneira ordenada, tomando os cuidados necessários e prevenindo o país do caos econômico iminente?
O país sem produzir não gera riquezas, e sem riquezas o país não obtém recursos, e sem recursos o país irá parar. O funcionalismo público, os aposentados e pensionistas; todos poderão ficar sem seus recursos para sobrevivência, ou vocês acham que o dinheiro do governo dá em árvores? Se o país não produz e as empresas não vendem, o governo não recolhe impostos, e sem impostos o governo quebra por completo trazendo o caos.
Portanto, vale ressaltar que não cabe agora jogadas políticas, ou gincanas para decidir quem está com a razão ou não. O que vale neste momento são os fatos, e o fato é que, se o país não voltar a produzir e nem a gerar receita, ele irá quebrar e o povo adoecerá muito mais, pois não haverá nem o que comer.
por Cezar Scholze