Page Nav

Classic Header

{fbt_classic_header}

ÚLTIMAS:

latest

Cientistas descobrem novo vírus no Brasil

O novo vírus, Yaravírus, foi encontrado na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, pelos cientistas Bernard La Scola, da Universidade Aix-Marselha, na França, e Jonatas Abrahão, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo a descoberta científica, o vírus é misterioso e possui um genoma ainda desconhecido pela ciência.

Os descobridores do novo vírus disseram que se trata de “uma nova linhagem de vírus amebal com origem e filogenia intrigantes”. Às informações são do portal Olhar Digital.

O vírus se trata de uma ameba em evolução. "Muitos dos vírus conhecidos da ameba compartilham muitos recursos que eventualmente levaram os autores a classificá-los em grupos evolutivos comuns", escrevem os autores.

Porém, este é diferente por conter genomas nunca descritos antes, o que gira em torno de 90%.

Quanto ao que é o Yaravírus, os cientistas só podem especular por enquanto, mas sugerem que pode ser o primeiro caso isolado de um grupo desconhecido de vírus amebal. Outra possibilidade é que se trata de um vírus gigante que de alguma forma pode ter evoluído para uma forma reduzida. De qualquer forma, está claro que ainda há muito a aprender sobre os genomas do planeta.

Com informações de Science Alert e Olhar Digital