Tufão considerado "muito forte" deve atingir Japão nesta quinta-feira

Nenhum comentário

Agência Meteorológica alertou sobre chuvas intensas, ventos fortes e ondas altas

Tóquio - O forte tufão 20, chamado Cimaron, está se aproximando do oeste do Japão e poderá atingir a terra em algum momento na noite de quinta-feira em uma área já atingida por enchentes e deslizamentos de terra no mês passado.

A Agência Meteorológica alertou sobre chuvas intensas, ventos fortes e ondas altas, já que o tufão deve se deslocar para o norte das regiões de Shikoku e Chugoku no final de semana.

O tufão 19, chamado Soulik e também forte, estava se movendo para o norte, atravessando o mar a oeste de Kyushu, e ainda pode trazer rajadas e fortes chuvas na área, disse a Agência Meteorológica do Japão.

Uma tempestade com ventos de 185 quilômetros por hora foi registrada na ilha Nakanoshima, na província de Kagoshima, na madrugada desta quarta-feira, quando o tufão passou perto da ilha.

Atualmente, o tufão 20, classificado como muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い), desloca-se a uma velocidade de 30 km/h no sentido noroeste, com ventos sustentados de 162 km/h (45 m/s) e rajadas de até 216 km/h (60 m/s), segundo boletim divulgado às 12h50 desta quarta-feira.

No período de 24 horas até a manhã de quinta-feira, espera-se chuva de até 300 milímetros na região de Shikoku e de 200 mm na parte sul de Kyushu.

O tufão pode trazer chuvas intensas e ventos fortes para uma grande parte do Japão, além de deixar o mar bastante agitado, e as autoridades estão alertando a população para que fique atenta às informações sobre refúgio em áreas de risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES

Força

A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
- Forte (tsuyoi, 強い) - ventos sustentados entre 33 e 43 metros por segundo
- Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos sustentados entre 44 e 53 metros por segundo
- Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos sustentados acima de 54 metros por segundo

Tamanho

Conforme a área total que o tufão atinge (com vento acima de 15m/s), pode ser classificado como:
- Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
- Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

Foto: Reprodução/NHK
Mapa mostra localização e possível trajeto do tufão 20

Fonte: Alternativa Online

Nenhum comentário

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários.

Comentem, mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto, caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas, porém desde que tenham coerência. Comentários de links e propagandas de outras páginas não serão aceitos.
Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico.

Direção O CORREIO DE DEUS