A escassez de comida na mesa de muitos venezuelanos está levando a população de El Bocado (200 km de Caracas), à uma situação extrema: caçar roedores para se alimentar. Na comunidade Cabello, a escassez de comida na mesa de muitos venezuelanos está levando a população de El Bocado (200 km de Caracas), à uma situação extrema: caçar roedores para se alimentar. Na comunidade Cabello, virou rotina entre as crianças que saem quase todos os dias, sempre à tarde, para colocarem armadilhas para pegarem ‘ratos’ a fim de se alimentarem.
O prefeito da cidade explicou; que com a crise financeira, as empresas da região fecharam e os comércios também.
Segundo o prefeito, a administração regional tem conhecimento do problema enfrentado pela família, mas a situação é difícil e está fora de controle.
Eles moram na Zona Urbana em uma área de domínio do Departamento de Estradas de Rodagem da Venezuela. É uma região carente e de difícil plantio, mas o fato dessa e de outras famílias comerem ratos, não pode ser controlado pelo poder público.
É um hábito alimentar comum em outras cidades e esse ato alimentar não cabe a mim julgar”, contou o prefeito de El bocado.
A casa
De poucos cômodos não possui rede de esgoto, a instalação elétrica é feita com gambiarras e não há higiene. Para matar a sede, os garotos pegam água de um açude próximo onde não há tratamento adequado para o consumo. “Podemos dizer que é uma pobreza muito grande, que não sei mensurar.
Fiquei muito chocado e comovido. Eles bebem água barrenta que pegam em um açude. Daí, usei o
jornalismo para tentar ajudar essa família e amenizar a dor dessas crianças”, disse o jornalista.
Um homem foi encontrado morto perto da estação de trem da cidade, de acordo com o registro feito na delegacia local, era o chefe da família citada na reportagem e teria cometido o suicídio porque devia 50 bolívares (moeda venezuelana) a um comerciante na compra de alimentação para os filhos. Como não tinha condição financeira para quitar o débito, resolveu tirar a própria vida.
Venezuelanos refugiados no Brasil
Já é manchete em todos os jornais do Brasil que milhares de Venezuelanos tem atravessado a fronteira caminhando em busca de uma vida melhor no Brasil.
Todas essas pessoas estão entrando no Brasil pelo estado de Roraima, que faz divisa com o país.
Já são mais de 40.000 (quarenta mil) venezuelanos que se encontram no estado brasileiro.
Cezar Scholze
Nenhum comentário
AVISO!
Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!
Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto, caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência. Comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados.
Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico.
SITE O CORREIO DE DEUS