Últimas Notícias

Últimas notícias

Chefe da ONU alerta para cenário catastrófico caso Israel e Hezbollah entrem em choque


LISBOA (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta segunda-feira que está preocupado com a possibilidade de um confronto direto entre Israel e o Hezbollah.

Guterres afirmou que os sinais mais recentes de Israel e do Hezbollah, movimento libanês que tem apoio do Irã, mostraram o desejo de não deixar que isso aconteça, mas que “às vezes uma fagulha basta para desencadear este tipo de conflito”.

Na semana passada o Hezbollah disse que pode agir contra o Estado judeu ou suas instalações, se necessário, devido a uma disputa entre Israel e o Líbano por fontes de energia em alto mar. Diplomatas dos Estados Unidos vêm realizando uma mediação entre os dois países devido a um aumento nas tensões, que também envolvem uma desavença a respeito de um muro de fronteira e do arsenal crescente do Hezbollah.

“Estou profundamente preocupado com escaladas difíceis de prever em toda a região”, disse Gutterres aos repórteres em sua Lisboa natal, também se referindo aos temores israelenses com várias milícias presentes na Síria que se aproximam de suas fronteiras.

“O pior pesadelo seria um confronto direto entre Israel e o Hezbollah... o nível de destruição no Líbano seria absolutamente devastador, então existem grandes motivos de preocupação com esta situação.”

O poderoso movimento xiita é parte do governo de coalizão libanês. Israel vê o Hezbollah como a maior ameaça à segurança de suas divisas.

O Hezbollah foi formado nos anos 1980 como um movimento de resistência à ocupação israelense no sul do Líbano. Os dois continuam sendo inimigos ferrenhos, mas não houve nenhum grande conflito entre eles desde uma guerra de um mês ocorrida em 2006.

Por Andrei Khalip

Nenhum comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto, caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência. Comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados.
Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico.

SITE O CORREIO DE DEUS

Curta no facebook

Diversas

randomposts

Quem será seu presidente em 2018?

Comentários Recentes

recentcomment

Parceiros