Últimas Notícias

Últimas notícias

Terremoto devastador pode atingir Kanto antes do previsto, dizem pesquisadores


Abalo deverá ser provocado pela falha Sagami Trough, entre Chiba e Kanagawa

Tóquio - Um novo estudo no Japão chegou à conclusão de que um terremoto devastador no sul de Kanto, que costuma acontecer uma vez a cada 2.300 anos, pode ter ocorrido em um intervalo de apenas 500 anos no passado.

O tremor que foi foco de estudos do Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia (AIST) é semelhante ao Sismo de Genroku, um terremoto que foi registrado pela última vez em dezembro de 1703 (Era Edo), com magnitude entre 7.9 e 8.5. Esse tremor atingiu intensidade máxima (7) na escala japonesa e deixou mais de 6.700 mortos.

A conclusão de que o intervalo entre um tremor e outro está menor indica que a ocorrência do próximo grande sismo pode estar próxima. Com o estudo, os pesquisadores alertaram para a necessidade de fortalecer o sistema de prevenção de desastres naturais.

O terremoto que preocupa o time de pesquisa pode ocorrer na falha Sagami Trough, que vai da Baía de Sagami, em Kanagawa, até a costa ao sudeste da Península de Boso, em Chiba. Historicamente, essa falha registrou tremores gigantescos, de magnitude 8, sendo que o último aconteceu há 314 anos, na Era Edo.

Os pesquisadores investigaram os vestígios na cidade de Minamiboso, que é a região mais próxima do epicentro desses tremores históricos.

Os vestígios são elevações no solo, provocadas com a movimentação da linha costeira em cada grande terremoto.

A investigação descobriu novos vestígios de movimentação, que indicam a ocorrência do tremor há 5.800 anos. Dos quatro indícios verificados, três deles tiveram formação entre 800 e 2000 anos.

De acordo com os resultados, os vestígios encontrados confirmam a ocorrência do Sismo de Genroku há 6.300 anos; 3.000 anos; 2.200 anos e 314 anos, por último. Um tremor de mesma intensidade pode acontecer novamente em um intervalo de 500 anos, o que seria em menos de 200 anos.

O Departamento de Promoção de Pesquisas sobre Terremotos do governo japonês se manifestou sobre o estudo. “Esta estimativa é um forte sinal para fortalecer o sistema de prevenção”, disse um porta-voz.

Foto: iStockphoto

Nenhum comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto, caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência. Comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados.
Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico.

SITE O CORREIO DE DEUS

Curta no facebook

Diversas

randomposts

Quem será seu presidente em 2018?

Comentários Recentes

recentcomment

Parceiros