Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

ÚLTIMAS:

latest

Japão divulga simulações assustadoras de grandes terremotos que podem ocorrer no país

Vídeos mostram os danos e a destruição que os dois piores desastres estimados no momento poderiam provocar Tóquio - O Gabinete Oficia...


Vídeos mostram os danos e a destruição que os dois piores desastres estimados no momento poderiam provocar

Tóquio - O Gabinete Oficial do governo japonês fez uma simulação realística e assustadora dos danos que o Grande Terremoto de Nankai (Nankai Trough Kyodai Jishin/南海トラフ巨大地震) e o Grande Terremoto de Kanto (Shuto Chokka Jishin/首都直下地震) poderiam provocar.

Ambos os desastres estão sendo estimados como de alto risco para os próximos anos, conforme informou uma reportagem da emissora TBS nesta sexta-feira (30).

A primeira simulação foi divulgada em um vídeo de três minutos e faz referência ao Grande Terremoto de Nankai.

Além de explicar como de fato o tremor aconteceria na falha geológica de Nankai, o vídeo mostra o impacto de um abalo sísmico de magnitude 9, atingindo 7 graus de intensidade na escala japonesa em locais como o Castelo de Nagoia (Aichi) e a Ponte de Naruto (Tokushima).

O terremoto poderia provocar ainda um mega tsunami, que, de acordo com o vídeo, atingiria em cheio a costa de províncias na região de Chubu, como Shizuoka e Mie, podendo afetar ainda a costa do Oceano Pacífico em Miyazaki, ao sul do Japão.

A simulação que explica a ocorrência e danos do Grande Terremoto de Kanto tem dois minutos e meio de duração e inicia relembrando o Grande Sismo de Hanshin-Awaji, que devastou a cidade de Kobe (Hyogo), em janeiro de 1995.

O vídeo mostra o impacto do abalo, estimado em 7,3 graus de magnitude e 7 graus na escala japonesa, em distritos residenciais e prédios altos. Casas de madeira poderiam tombar facilmente e diversos incêndios ocorreriam na região metropolitana de Tóquio.

De acordo com a TBS, informantes do governo disseram que o objetivo da simulação não é causar pânico na população, mas mostrar quais os reais danos que estão sendo estimados caso essas tragédias ocorram de verdade.

“Queremos que cada pessoa fique ciente do impacto de grandes desastres e ajude a pensar em meios para reduzir os danos e as mortes. A simulação também pode ajudar nos planos de fortalecer estruturas e facilitar a fuga aos locais de refúgio durante um desastre”, explicou um representante à emissora.

Confira os vídeos:
- Grande Terremoto de Nankai
- Grande Terremoto de Kanto