Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

ÚLTIMAS:

latest

Terremoto de magnitude 5,8 atinge área perto de vulcão no sul do Japão

Tremor foi registrado às 20h42 desta segunda-feira com intensidade máxima de 5+ graus na escala japonesa Tóquio- Um terremoto de fort...



Tremor foi registrado às 20h42 desta segunda-feira com intensidade máxima de 5+ graus na escala japonesa

Tóquio- Um terremoto de forte intensidade foi sentido na região Kyushu (sul do Japão) às 20h42 desta segunda-feira (18). Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo sísmico atingiu magnitude de 5,8 graus e não há risco de tsunami.

O tremor foi sentido em uma grande área na região Kyushu, com intensidade máxima de 5+ graus (5 forte) na escala japonesa (shindo / 震度) em Ubuyama e Aso (Kumamoto) e Taketa (Oita). Existe a possibilidade de haver vítimas e danos.

O epicentro foi registrado na região de Aso, onde fica um vulcão ativo de mesmo nome, a uma profundidade de 10 quilômetros. A Agência informou que existe a possibilidade de ocorrerem outros tremores na região.

Desde quinta-feira, uma série de terremotos tem atingido a região de Kyushu, principalmente Kumamoto e Oita, causando a morte de 43 pessoas até agora. O mais forte ocorreu na madrugada de sábado, com magnitude de 7,3 graus.

O Monte Aso teve uma erupção de pequena proporção na manhã de sábado, mas a Agência Meteorológica não soube informar de imediato se a atividade foi causada pelos recentes tremores.

A magnitude (5,8) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (5+) considera o abalo sentido na superfície da terra.

Foto: Agência Meteorológica do Japão
Mapa mostra região afetada pelo terremoto de magnitude 5,8