Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}

ÚLTIMAS:

latest

Testes de mísseis do Irã desafiaram resolução da ONU, dizem EUA e aliados

Testes balísticos recentes do país envolveram mísseis capazes de utilizar armas nucleares Ao lançar mísseis com capacidade nuclear, o...


Testes balísticos recentes do país envolveram mísseis capazes de utilizar armas nucleares

Ao lançar mísseis com capacidade nuclear, o Irã desafiou uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que endossou o histórico acordo nuclear do ano passado, informaram os Estados Unidos e seus aliados europeus em carta conjunta vista pela Reuters nesta terça-feira.

Os testes balísticos recentes do Irã envolveram mísseis capazes de utilizar armas nucleares e foram "inconsistentes com" e "desafiaram" a resolução 2231 do Conselho, adotada em julho do ano passado, de acordo com a carta conjunta norte-americana, britânica, francesa e alemã enviada ao embaixador espanhol da ONU, Roman Oyarzun Marchesei, e ao diretor-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A carta diz que os mísseis usados nos lançamentos recentes são "intrinsecamente capazes de carregar armas nucleares". A missiva também pede ao Conselho de Segurança que discuta "respostas apropriadas" ao descumprimento das obrigações por parte de Teerã e que Ban Ki-moon faça um relatório sobre a inconsistência dos mísseis com a resolução 2231.

Da Agência Ruters
Extraído do R7