Vulcão Etna registra as erupções mais intensas dos últimos 20 anos

Nenhum comentário

Da EFE

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, registrou nas últimas horas as erupções mais fortes das últimas duas décadas, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

A atividade de ontem e hoje na cratera Vorágine se caracteriza "por estar entre as mais potentes do Etna das últimas duas décadas", declarou o INGV.

"Na manhã de 4 de dezembro, a intensidade das explosões cresceu progressivamente culminando, em torno das 10h (horário local, 7h em Brasília) com formação de fontes de lava e de uma coluna eruptiva de magma, cinzas e gás que se elevou verticalmente por pelo menos sete quilômetros", acrescentou.

O INGV lembrou que a cratera Vorágine registrou duas erupções "particularmente intensas" em 22 de julho de 1998 e em 4 de setembro de 1999, "com características semelhantes as das duas ocorridas em dezembro de 2015".

De acordo com o organismo, as análises das amostras obtidas do material expulso pelo Etna servirão para definir nos próximos dias "as características e para definir com precisão as dinâmicas eruptivas destes dois eventos".

Nenhum comentário

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários.

Comentem, mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto, caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas, porém desde que tenham coerência. Comentários de links e propagandas de outras páginas não serão aceitos.
Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico.

Direção O CORREIO DE DEUS