Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

ÚLTIMAS:

latest

Haarp? Astronautas fotografam descargas elétricas vermelhas na atmosfera

Saiba mais sobre as imagens produzidas pela Estação Espacial Internacional  Astronautas na Estação Espacial Internacional fotografaram...


Saiba mais sobre as imagens produzidas pela Estação Espacial Internacional 


Astronautas na Estação Espacial Internacional fotografaram um fenômeno raro e misterioso na atmosfera - os sprites vermelhos.

Associados com poderosas tempestades, os sprites são raios que têm origem na parte superior de nossa atmosfera. Na primeira imagem produzida pelos astronautas, eles ocorrem sobre Missouri e Illinois e na segunda, abaixo, sobre El Salvador. 
Estima-se, pelas imagens, que os sprites se estendam por 100 km desde a superfície da Terra. 

Os sprites não são exatamente como raios - eles são descargas elétricas grandes, mas são um fenômeno de plasma frio, bem diferentes das temperaturas altas provocadas por raios comuns. Por não sabermos muito sobre eles, a ciência ainda os considera misteriosos. Mas desde 1989 a Nasa tenta registrá-los e aprender mais sobre eles, em várias missões aéreas. 


Uma das hipóteses sobre como eles se formam (e por que estão sempre em locais com tempestades) é que eles sejam causados por raios raros, porém intensos, chamados 'raios positivos'. A maior parte dos raios comuns tem uma carga elétrica negativa. Os raios positivos, como o seu nome denuncia, possuem carga positiva. Eles são apenas 5% dos raios, mas seu poder é 10 vezes maior do que os raios negativos.

Eles são tão fortes que podem quebrar moléculas da atmosfera em íons, formando o plasma frio sobre o qual comentamos acima. E a cor ~exótica~ acontece porque esses íons se chocam com moléculas do ar. Essas partículas excitam nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, liberando a energia em forma de cores bonitas (assim como na aurora!).

Via PopSci e Chemtrail ,Haarp, Blue Beam - Não Queremos Isso No Brasil