Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

ÚLTIMAS:

latest

Atividade vulcânica em Hakone se intensifica e autoridades isolam área turística

Tremores vulcânicos mais intensos são registrados na regiãoAgência alertou para a possibilidade de pequenas erupções Hakone- A ati...


Tremores vulcânicos mais intensos são registrados na regiãoAgência alertou para a possibilidade de pequenas erupções

Hakone- A atividade vulcânica no monte Hakone (cidade de mesmo nome), preocupa as autoridades desde o fim de abril, quando os tremores vulcânicos na região ficaram mais frequentes.
Na segunda-feira, uma área de 3km de trilha de caminhada em Owakudani, ao redor da cratera, foi isolada devido a liberação repentina de jatos de vapor na região.

Nesta quarta-feira, a Agência de Meteorologia do Japão isolou os arredores de Owakudani, devido a possibilidade de pequenas erupções e lançamentos de rochas vulcânicas ao redor da cratera, informou a emissora NHK.

De acordo com o diretor do Departamento de Observação de Vulcões da Agência, Sadayuki Kitagawa, tremores mais intensos do que o esperado estão sendo registrados na região.

“Desde as 21h de terça-feira, tremores vulcânicos com magnitude acima de 2 pontos foram observados na região. É possível que o hipocentro esteja em uma área mais profunda do que foi estimado até o momento.”, explica.

Gases vulcânicos de alta temperatura também foram registrados nos últimos dias. De acordo com o órgão, é possível que a atividade vulcânica influencie na região de Owakudani.

“Pequenas erupções podem ocorrer, além do lançamento de rochas vulcânicas aos arredores da cratera. Pedimos apenas para que ninguém se aproxime do local”, completa. Sinalizações de locais próximos de refúgio também foram instaladas na região.

Histórico de tremores

Desde o dia 26 de abril, foram registrados tremores frequentes em uma zona subterrânea rasa entre o monte Hakone e o monte Kamiyama. No dia 26, foram registrados 102 pequenos tremores, que não podem ser sentidos pelo corpo.

No dia 27, foram 84 tremores e, no dia 28, mais 146 abalos sísmicos. A frequência de tremores seguiu uma média de 100 por dia até a última terça-feira, quando foram registrados 200 tremores vulcânicos na região.

Apesar de ser um vulcão ativo, o monte Hakone não entra em erupção há três mil anos. Na última erupção, ocorreu a formação do lago Ashi e de cadeias montanhosas nas redondezas.

Foto: Reprodução/NHK