quinta-feira, 16 de março de 2017

Silêncio sísmico: Mais de 500 dias sem abalos de grande magnitude

Com raras exceções, todos os anos a Terra produz um intenso terremoto acima de oito magnitudes. No ano passado não tivemos nenhum grande evento desse tipo, assim como o primeiro trimestre de 2017. Esse silêncio sísmico seria um prenúncio de um forte abalo?


A última vez que foi registrado um abalo maior ou igual a oito magnitudes foi em 16 de setembro de 2015, quando um forte sismo de 8.3 magnitudes foi registrado na costa de Illapel, no Chile. Antes desse evento, a Terra tremeu forte em 1 de abril de 2014, após um terremoto de 8.2 magnitudes ocorrido em Iquique, também no Chile.

Com exceção dos anos de 2002 e 2008, neste século a Terra foi sacudida por 21 terremotos iguais ou superiores a 8.0, entre eles o poderoso megaterremoto de Sumatra em 2004, de 9.1 magnitudes, o sismo de 8.8 magnitudes em Bio-Bio, no Chile, em 2010 e o mais recente e espetacular tremor de 9.0 em Honshu, no Japão, que provocou o terrível acidente nuclear de Fukushima.

Todos esses abalos ocorreram no chamado "Anel de Fogo", uma zona altamente sísmica de 40 mil km de extensão que contorna toda a costa continental banhada pelos oceanos Pacífico e Índico e que se estende desde o extremo sul do Chile até o extremo da costa leste da Austrália e Nova Zelândia, passando pelas Américas, Aleutas, Japão, Filipinas e Indonésia.

Previsão versus Estatísticas

Prever terremotos e sua possível localização ainda não é possível, mas a observação de valores ao longo do tempo pode revelar pressões tectônicas em crescimento e que "estatisticamente" podem ser liberadas. É o caso de 2016, em que até o mês de novembro não ocorreu nenhum evento significativo igual ou maior que 8.0 magnitudes.

Considerando que em todos os anos acontece ao menos 1 evento desse porte, é de se esperar que um forte tremor ocorra nos próximos meses de 2017 em alguma região próxima ao anel de fogo, que compreende boa parte do planeta.

É importante destacar que essa informação não é e nem pretende ser uma previsão de terremoto, mas uma avaliação baseada em dados observados desde 1900 e que mostra a ausência de qualquer tremor significativo em um período de dezoito meses. Assim, "estatisticamente" deveremos ter ao menos um grande evento até o final do ano, como observado nos últimos 116 anos.

Fonte: Apolo 11
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.