terça-feira, 14 de março de 2017

Fenômeno raríssimo e nunca registrado no Brasil é visto no céu de CG; veja vídeo


Tipo raro de relâmpago acontece acima das nuvens de tempestade e ocorrência na Paraíba é analisada por especialistas estrangeiros

Câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores brasileiros, registraram um fenômeno raríssimo, na noite dessa segunda-feira (13), em Campina Grande, no Agreste paraibano. Veja vídeo mais abaixo.

Chamado de Gigantic Jets (Jatos Gigantes, em tradução livre para o português), o fenômeno é um tipo de relâmpago que acontece acima das nuvens de tempestade e muito além da altitude dos fenômenos tradicionais.

O registro foi feito pelo estudante de Meteorologia da UFCG Diego Ramhon, que é membro da Bramon.

Ao Portal Correio, ele explica que “o fenômeno se origina no topo de uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus) e segue para cima da atmosfera. Essa Cumulonimbus estava em Taperoá, a 103 km de distância daqui, em linha reta”.

Segundo Diego, os Jatos Gigantes puderam ser vistos a olho nu. “O jato tem cor azul e aparência de um cone vertical estreito. Pensava-se que não era possível vê-lo a olho nu a partir da superfície terrestre, mas o de ontem [segunda-feira] foi. A intensidade da luz é muito fraca, por isso a dificuldade de se observar e registrar. Sempre vi e registrei raios, milhares deles, e nunca tinha visto um Jato Gigante ainda”, conta o estudante.

Com duração bem inferior à dos relâmpagos normais, os Jatos Gigantes nunca haviam sido observados no Brasil, conforme informou à reportagem Marcelo Zurita, membro da Bramon. Ele explica que os Jatos Gigantes fazem parte do que a astronomia chama de Eventos Luminosos Transientes (TLEs, na sigla em inglês).

“Alguns TLEs são bastante comuns e observamos com certa freqüência aqui na Paraíba, mas essa é a primeira vez que aparece um do tipo Jatos Gigantes. Inclusive nenhum outro local do país havia registrado esse fenômeno. E mais, ao pesquisar pelo fenômeno na internet, raramente se encontra uma imagem do fenômeno não nítida quanto a que foi registrada em Campina Grande”, conta.

De acordo com Marcelo Zurita, o registro está sendo analisado por especialistas estrangeiros. "Enviamos a imagem para Martin Popek, que é um tcheco especialista nesses fenômenos. Ele ficou impressionado e nos confirmou que se trata de um Gigantic Jet. Nós já sabíamos disso, mas, como nunca havia sido registrado outro desses no Brasil, achamos legal consultá-lo", relata.



Amanda Gabriel – Portal Correio


Fonte: Nova Palmeira 
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.