terça-feira, 14 de março de 2017

Alerta: Grande terremoto de Nankai pode deixar 1,45 milhão de famílias desabrigadas, mostra simulação


Devastador tsunami poderia atingir uma grande área de Tokai a Kyushu

Tóquio - A ocorrência de um possível terremoto de magnitude 9, seguido de um devastador tsunami em uma grande área de Tokai a Kyushu, vem sendo estudado por especialistas de universidades japonesas e também por autoridades governamentais.

Isto por que essas regiões abrigam parte da fossa submarina Nankai Torafu (Trough) de 900 quilômetros de extensão e que já foi responsável por grandes desastres no passado. Pelo histórico dos terremotos, autoridades da Agência de Meteorologia do Japão (JMA) acreditam que um novo desastre poderá acontecer ainda neste século.

Um time de pesquisa das universidades de Tóquio e Nagoia (Aichi) realizou uma simulação do desastre para ser entregue ao Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia. De acordo com os cálculos preliminares dos pesquisadores, pelo menos 1,45 milhão de famílias teriam que procurar refúgio caso o terremoto ocorra.

O mais recente relatório oficial do governo diz que o terremoto de Nankai poderia causar mais de 300 mil mortes em todo o Japão e destruir 2,5 milhões de casas e prédios.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (14) pelos jornais Yomiuri e Chunichi. De acordo com a reportagem do Chunichi, mais de 50% dos domicílios em Hamamatsu (Shizuoka) teriam que procurar abrigo. A cidade é uma das principais zonas de brasileiros residentes no Japão.

Em 2011, o grande terremoto seguido de tsunami que atingiu a região de Tohoku provocou a evacuação de 330 mil domicílios. As estimativas atuais são de que, no caso de um terremoto de grandes proporções em Tokai, os danos e desabrigados seriam muito maiores.


A evacuação de pessoas nas cidades próximas ao litoral para municípios vizinhos está sendo visto como um ato que deve ser planejado por um longo período com antecedência.

O time comandado pelo professor da Universidade de Tóquio, Yu Hiroi, calculou dados com base na hipótese de que a região de Tokai será a mais atingida. O Ministério dos Negócios Internos e Comunicações calculou as estimativas de famílias desabrigadas, movimentações de refúgio e uso de casas provisórias sem considerar as possíveis vítimas fatais que a tragédia deixaria.

Foto: Reprodução/Gabinete do Governo
Área que poderia ser afetada por um grande terremoto seguido de tsunami em toda a extensão da fossa submarina Nankai Torafu

Confira a simulação do terremoto divulgada pelo governo japonês:


Fonte: Alternativa Online
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.