Por Cezar S D S Scholze

Os irmãos de Jesus mencionados na Bíblia eram filhos de José e Maria. Jesus não teve apenas irmãos, como também irmãs; Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
(Marcos 6:3)
. Os nomes de Seus irmãos são conhecidos; ''Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?'' (Mateus 13:55), mas não os nomes das irmãs, porque na época, não era dado tanta importância para as mulheres, e como Mateus narra o que foi dito, não iria ''inventar'' que mencionaram também suas irmãs nas perguntas.

Segundo o pensamento dos católicos-romanos, Maria se perpetuou virgem, mas nenhum deles prova de maneira sólida que isto tenha fundamento Bíblico e teológico.

JESUS: O PRIMOGÊNITO

E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lucas 2:7)

Para começar o argumento, vamos ao significado do termo ''Primogênito'', ou se preferir, ''primogenitura''.

Significado; Primogênito é o termo utilizado para designar o primeiro filho de um casal, também conhecido como o filho mais velho, em relação aos seus irmãos consanguíneos.
O filho primogênito é sempre o primeiro que nasce a partir da união de um casal, em oposição ao filho caçula, que é a última criança que foi concebida por estes pais.
Tradicionalmente, os filhos primogênitos sempre desempenharam papéis importantes e de responsabilidade, sendo considerados os primeiros na linha de sucessão de um patriarcado ou na conceção de títulos de nobreza. Fonte: Significados

Segundo o dicionário - que não muda muita coisa; 

Significado de Primogênito

s.m.Aquele que é o primeiro filho do casal; o filho mais velho: qual a idade do seu primogênito?

adj.Que é o primeiro filho em relação aos irmãos.(Etm. do latim: primogenitus.a.um)

Bom, partindo destes fatos incontestáveis, e voltando ao que diz nas escrituras; ''E deu à luz a seu filho primogênito...'', podemos afirmar categoricamente que Maria não teve apenas JESUS como filho, mas também tivera outros filhos com José. Os que descrevi acima em (Mateus 13:55).

Venho também ressaltar a importância do detalhe Bíblico, e por isso faço questão de trazer a essência do que estes detalhes estão nos transmitindo; de maneira clara e objetiva. Se Maria não tivesse tido outros filhos com José, a Bíblia assim como foi enfática em dizer que nascera o ''Primogênito'', iria dizer, nascera o ''unigênito''.

Segundo o dicionário unigênito significa;

Adjetivo 

1. Único gerado. 

2. substantivo masculino filho único.
 
Para concluir esta primeira parte, digo que se JESUS fosse o único filho de Maria e José, a Bíblia não deixaria claro que ele foi ''O PRIMOGÊNITO''.

VIRGINDADE DE MARIA


Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. (Mateus 1:23-25)

José em primeiro momento não queria aceitar Maria, pois acreditava que Maria havia se deitado com outro homem e iria conceber o filho de outro homem. Tendo isso em vista, DEUS enviou um anjo no sonho de José para que ele aceitasse Maria, pois o filho que ela estava carregando era gerado DO ESPÍRITO SANTO. Então José cumpriu o que o anjo de DEUS ordenou, como está escrito na Bíblia, e recebeu Maria como sua esposa. E agora que vem o ponto chave;

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. (Mateus 1:25)

''E não a conheceu até...'' Este ''não a conheceu'' tem o significado sexual. José não fez ''sexo'' com Maria até que deu à luz ao seu filho primogênito. Vamos ao significado de conheceu;

Significado de Conheceu

Conheceu vem do verbo conhecer. O mesmo que: acatou, aceitou, experimentou, obedeceu, percebeu, soube, visitou.
Significado de conhecer

Fazer com que alguma coisa seja inserida no conhecimento (memória) de alguém; passar a saber: conhecer as culturas indígenas; conhecer novas sociedades.Passar a ter consciência de: ela conhece bem as suas próprias limitações. Ir ver (algo ou alguém); visitar: já conhecemos o antigo apartamento. Sinônimos de Conheceu: acatou, aceitou, experimentou, obedeceu, percebeu, soube, visitou... Fonte: Dicio

Certamente assim como Maria ''era'' virgem antes da concepção de JESUS, José também era virgem, e só ''experimentaram'' o sexo matrimonial, após o nascimento do seu filho primogênito, JESUS. 

Porque afirmo que José também era virgem?

A Bíblia diz que José era justo; Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. (Mateus 1:19)

E se José era justo, certamente ele não se deitava com prostitutas como de costume de alguns da época. A lei da Torá proibia o sexo fora do casamento e tanto José quanto Maria, eram ambos judeus.

O que diz a lei judaica da época?

1- A Torá proíbe qualquer contato sexual curto da relação sexual fora do contexto do casamento.

2- Na Torá Escrita, uma das palavras usadas para o sexo entre marido e mulher vem da raiz Yod-Dalet-Ayin, que significa saber, que ilustra vividamente que a sexualidade judaica adequada envolve tanto o coração e a mente, e não apenas o corpo.

3- A Torá não ignora o componente físico da sexualidade. A necessidade de compatibilidade física entre marido e mulher é reconhecida em lei judaica.

4- O casamento era consumado após a união sexual do casal.

5- A lei moral judaica exigia completa abstinência sexual dos solteiros de ambos os sexos. Assim que os meninos e meninas se tornavam conscientes de sua sexualidade, eram treinados no exercício do controle de suas paixões. A masturbação e até mesmo os "pensamentos lúbricos" estavam incluídos entre as transgressões sexuais proibidas. Maimônides, o rabino filósofo do século XII, médico de renome, aconselhava, no Guia dos Perplexos, um estratagema para se readquirir a calma: "Devemos voltar nossas mentes para outros pensamentos." Recomendava que se dirigissem ao Beit ha-Midrash (Casa de Estudo) para apaziguar os desejos ardorosos com o estudo da Torá.

Para a preservação da castidade entre os jovens era tradicional o costume de fazê-los casarem-se com pouca idade para que não caíssem em tentação. O Talmud define o marido e pai ideal o que "orienta seus filhos e filhas no caminho certo e providencia para que se casem logo depois da puberdade". A idade usual para o casamento era a de 16 ou 18 anos para o rapaz, e em torno de 12 ou 13 para a moça.

Por tanto,  se a Bíblia afirma que José era justo, certamente também era virgem e sendo assim, se ''conheceu'' Maria após o nascimento de JESUS, certamente obtiveram mais filhos, até porque, um ventre abençoado na época, concebia vários filhos e creio que, com Maria e José não foi diferente.

Como todo casal judaico da época, Maria e José tinham que cumprir as leis matrimoniais e nelas, incluía a vida sexual ativa para que ambos tivessem satisfeitos um para com o outro e não caíssem em adultério.

Por tanto, digo há relato nas escrituras de que José era viúvo, ou que tivera filhos com outras mulheres, o que nos mostra, que quando casou-se com Maria, era também virgem.

Por tanto, assim como todo casal judaico normal possuíam filhos, com José e Maria não foi diferente. Porém os dois só tiveram os outros filhos após o nascimento do seu primogênito, JESUS. 

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.