sábado, 26 de novembro de 2016

WikiLeaks revela arquivos que indicam o envolvimento do EUA na guerra civil no Iêmen antes mesmo dela começar


O polêmico site de denúncias WikiLeaks publicou nesta sexta-feira, 25/11, documentos que indicam o envolvimento do EUA na guerra civil no Iêmen antes mesmo dela começar.

Os arquivos do Iêmen são compostos por uma coleção de mais de 500 documentos da embaixada norte-americana em Sanaa, capital do Iêmen. São 200 e-mails e 300 PDFs pertencentes ao Instituo de Cooperação Militar local da embaixada dos EUA. Os documentos foram recolhidos no período de 2009 até pouco antes de iniciar o conflito, em março de 2015.

Hillary Clinton e John Kerry foram os secretários de Estado dos Estados Unidos no período que abrange os documentos apresentados.


Julian Assange, jornalista, ciberativista e porta-voz do WikiLeaks, disse que a guerra do Iêmen, que gerou 3,15 milhões de deslocados, contou com o profundo envolvimento do governo dos Estados Unidos, que forneceu a maioria das bombas para o conflito.

Sobre o Iêmen existem importantes interesses estratégicos, uma vez que o país controla um ponto do estreito para o Mar Vermelho e do Canal de Suez, onde passa 11% do petróleo do mundo todos os dias. O Iêmen, que faz fronteira com Arábia Saudita, ao norte, e Omã, ao leste, tem acesso ao Mar Arábico, onde outros 20% do petróleo mundial são transportados. A Arábia Saudita, um dos maiores produtores mundiais de petróleo, possui interesses no controle destes pontos de passagens.

Os documentos revelados pelo Wikileaks revelam ainda que os EUA formou, financiou e armou as forças do Iêmen nos anos antecedentes à guerra, com a venda de aviões, navios e veículos ao Iêmen.

A embaixada dos EUA no Iêmen foi fechada em fevereiro de 2015, um mês antes da eclosão da guerra civil no país.

O QG GLOBAL utilizou como referências para produzir esta matéria a seguinte fonte: WIKILEAKS.

Fonte: QG GLOBAL
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.