Quase um ano depois do abatimento de um caça russo pelas forças turcas na fronteira com a Síria, os presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan sacramentaram a paz entre eles nesta segunda-feira (10) com a assinatura do acordo para a construção do gasoduto Turkish Stream.

A obra servirá para transportar gás russo por meio do mar Negro até a Turquia, perto da divisa com a Grécia. O contrato foi firmado durante uma cerimônia em Istambul, deixando definitivamente para trás os desentendimentos entre Putin e Erdogan.

O pacto também marcou a primeira visita do presidente da Rússia à Turquia, o mesmo que em novembro passado assinara um decreto impondo duras sanções econômicas a Ancara. A medida foi uma retaliação ao abatimento do caça, que matou um militar russo.

Com o Turkish Stream, a Turquia conseguirá importar gás a preços mais baratos, em um projeto diretamente ligado à construção da central nuclear de Akkuyu, que deve ser concluída em 2022 e está sendo construída por uma estatal de Moscou.

Ao longo dos próximos meses, o fluxo de mercadorias e viajantes entre os dois países deve voltar aos níveis anteriores à derrubada do caça, enquanto Putin tentará levar Erdogan para seu lado nas intrincadas discussões com os Estados Unidos sobre a guerra civil na Síria.

Fonte: ANSA

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.