sábado, 1 de outubro de 2016

Pela primeira vez na história, furacão de categoria 5 atinge a América do Sul


Pela primeira vez na história, furacão de categoria 5 atinge a América do Sul

A brutal intensificação do furacão “Matthew” sobre o Oceano Atlântico e não prevista por modelos numéricos, logo, meteorologistas, surpreendeu nas últimas 24 horas, inclusive ao próprio National Hurricane Center (NHC).


De acordo com o órgão, a estimativa inicial era de que “Matthew” alcançasse, no máximo, a categoria 3 na Escala Saffir-Simpson, com ventos entre 178-210 km/h.

Mas, na noite de sexta-feira (30), “Matthew” mostrou sua força fortalecendo rapidamente para a categoria 5, a máxima da Escala Saffir-Simpson, com ventos superiores a 249 km/h, ondas superiores a 5,5 metros e pressão atmosférica inferior a 920 hPa.

Após provocar chuvas e ventos fortes em ilhas no Mar das Caraíbas, “Matthew” avançou bem mais ao sul da posição natural de trajeto dos furacões e com isso, municípios localizados no norte da Colômbia e da Venezuela sentiram os efeitos da tormenta.

Esta foi, segundo o NHC, a primeira vez documentada na história, que um furacão de nível máximo alcançou terras da Colômbia e da Venezuela, portanto a América do Sul, uma vez que não há registros nos demais países.

Muitos estragos foram registrados, principalmente no estado colombiano de Guajira, onde o vento forte destruiu construções e derrubou muitas árvores. Também houve reporte de danos na região de Adicora, no estado de Falcon, norte da Venezuela.




As ilhas caribenhas de Aruba e Curação foram atingidas pelo furacão e seguia em direção à Cuba, Haiti e Jamaica.

Dados meteorológicos
Dados do Air Force Hurricane Hunter enfatizam que “Matthew”, mesmo enfraquecido um pouco e rebaixado para a categoria 4, ainda representava muito perigo para a população, principalmente da Jamaica.













(Crédito dos vídeos: Deymer Patiño - Divulgação/NASA – Reprodução/El Heraldo/La Patilla)
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/NOAA)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.