domingo, 30 de outubro de 2016

O mais forte na Itália desde 1980: Forte tremor de 6,6 graus atinge centro da Itália, deixa feridos e derruba imóveis

Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu a região central da Itália neste domingo (30), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), causando o colapso de mais construções e igrejas históricas em pequenas cidades e vilarejos atingidos por tremores nos últimos dias.

O sismo derrubou construções em diversos lugares na região central do país, que já havia sofrido um tremor na quarta-feira (26). A Proteção Civil italiana afirmou que o terremoto foi sentido do norte ao sul do país, de Bolzano, próximo à fronteira do país com a Áustria, à região de Puglia, no extremo sul.

Não informação sobre mortos, mas dezenas de pessoas ficaram feridas sem gravidade, o chefe da Defesa Civil italiana, Fabrizio Curcio. Apenas uma pessoa está “em condição mais grave”, segundo a France Presse. Várias pessoas foram tiradas com vida dos escombros - seis em Norcia, três em Tolentino.

O tremor provocou deslizamentos de terra e o tráfego em muitas estradas nesta região central da Itália está interrompido. Em Roma, linhas do metrô foram fechadas devido a problemas técnicos causados pelo terremoto. O dano nas construções é "substancial", segundo a agência de notícias Reuters.

O terremoto desta manhã é o mais forte a atingir a península desde 1980, de acordo com o jornal Corriere della Sera.

O tremor ocorreu às 7h40 do horário local (4h40 do horário de Brasília) e provocou medo entre a população das regiões de Úmbria, segundo a agência de notícias EFE. Uma transmissão ao vivo mostrou o colapso de uma igreja no centro de Norcia, uma cidade de 4 mil habitantes perto de Perugia, de acordo com a Reuters.

Imagen tomada de video muestra bomberos frente a un edificio dañado en Norcia, Italia, tras el terremoto con magnitud preliminar de 6,6 ocurrido la mañana del domingo 30 de octubre de 2016 en el centro del país. (Foto: Sky Italia vía AP)

Imagem mostra desabamento em Norcia (Foto: Sky Italia vía AP)

Em agosto, Norcia já havia sido uma das cidades mais afetadas por outro forte terremoto, de magnitude 6,2, que atingiu a região e deixou centenas de mortos. Na ocasião, também foram fortemente atingidos os municípios de Amatrice, de 2 mil habitantes, e Accumoli, de 700.

O Serviço Geológico divulgou inicialmente que o sismo deste domingo havia sido de magnitude 7,1, mas revisou o número para baixo. O tremor ocorreu na região da Úmbria, a 68 km a sudeste de Perugia, a 6 km de Norcia e a 10 km de profundidade, segundo o USGS.


Terremoto atinge a Itália (Foto: Editoria de Arte/G1)

"Foi um terremoto terrível e devastador", afirma Vera Lúcia de Oliveira, professora universitária que mora em Perugia e foi acordada pelo terremoto. "Eu estou muito assustada, embora já tenha vivido outros terremotos antes. Este, no entanto, nessa intensidade, nunca tinha ocorrido nesta região, é algo anômalo."

In this image made from video, residents who fled from their houses gather in a square in front of a damaged church in Norcia, Italy, Sunday, Oct. 30, 2016 after a powerful earthquake with a preliminary magnitude of 6.6 rocked central and southern Italy f (Foto: Sky Italia via AP)

Imagem de vídeo mostra moradores de Norcia que deixaram suas casas na praça em frente à história Basílica de São Benedito, que foi bastante danificada pelo forte terremoto (Foto: Sky Italia via AP)

Entre os edifícios danificados em Norcia estão a histórica Basílica de São Benedito e a prefeitura. "Caiu tudo, é um desastre", afirmou o prefeito de Ussita (povoado a cerca de 20 km de Norcia), Marco Rinaldi, a meios de comunicação locais.

Como tantos outros povoados da região, Ussita foi evacuada depois dos terremotos quarta, que provocaram numerosas destruições, mas não deixaram vítimas. Há 4 dias, três tremores -- de magnitudes 5,5, 6,0 e 4,9 -- atingiram em cerca de 4 horas de intervalo a região e causaram desabamentos e danos. As localidades mais próximas ao epicentro dos terremotos foram Castelsantangelo sul Nera, Visso, Ussita e Preci.

People evacuated from an hospital are covered with blankets following a quake in Rieti, Italy, October 30, 2016. (Foto: Emiliano Grillotti/Reuters)

Pessoas evacuadas de hospital em Rieti recebem cobertores após forte terremoto na região central da Itália (Foto: Emiliano Grillotti/Reuters)

Fonte: G1

O terremoto mais forte na Itália desde 1980

Segundo a ANSA o terremoto de 6,5 graus na escala Richter ocorrido neste domingo (30) foi o mais forte registrado na Itália desde 1980, quando um violento sismo atingiu Irpínia.   

Naquele ano, mais de 280 mil pessoas ficaram desabrigadas e mais de 2,9 mil perderam a vida no tremor. Hoje, no entanto, foram registrados apenas feridos.
Fonte: ANSA
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.