domingo, 16 de outubro de 2016

EUA detectam lançamento fracassado míssil da Coreia do Norte


O exército dos Estados Unidos anunciou ter detectado no sábado um lançamento fracasso de um poderoso míssil norte-coreano de alcance intermediário, capaz de chegar às bases americanas do Pacífico norte.

As resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de possui qualquer programa balístico e nuclear.

Este lançamento acontece num momento em que o Conselho de Segurança da ONU debate novas sanções contra Pyongyang depois de seu quinto teste nuclear de 9 de setembro.

A Coreia do Norte está submetida a várias séries de sanções internacionais desde seu primeiro teste em 2006, que foram reforçadas em março passado.

No entanto, isso não dissuadiu seu dirigente Kim Jong-Un de ordenar que o país prossiga sem pausa em seus programas militares.

"Os sistemas do Centro de Comando Estratégico americano (US Stratcom) detectaram o que seria um lançamento fracassado de um míssil norte-coreano às 03H33 GMT de sábado", indica um comunicado.

O míssil lançado pela Coreia do Norte "não representa uma ameaça para a América do Norte", segundo a mesma fonte, o que o identificou como um míssil balístico de alcance intermediário Musudan, que já foi testado sete vezes por Pyongyang.

O míssil Musudan tem teoricamente um alcance entre 2.500 e 4.000 km, por isso poderia alcançar a Coreia do Sul ou o Japão, e também a base ameriana da ilha de Guam, no Pacífico norte.

- Provocação -

O porta-voz do Pentágono, Gary Ross, condenou o que considerou uma clara violação das resoluções da ONU e insistiu que Pyongyang se abstenha de realizar qualquer outra ação que possa aumentar a já elevada tensão na península da Coreia.

"Estamos preparados para nos defender e defender nossos aliados de qualquer ataque ou provocação", acrescentou.

A imprensa estatal norte-corana não mencionaram este disparo, mas a agência oficial KCNA citou uma declaração do Ministério das Relações Exteriores na qual adverte os Estados Unidos que "pagarão um alto tributo" por sua atitude hostil, que "fere a dignidade do comando supremo norte-coreano".

O presidente Barack Obama "compreenderá o preço a pagar antes de deixar a Casa Branca", ameaçou um porta-voz ministerial.

Por sua vez, o ministério da Defesa de Seul confirmou o disparo realizado da zona de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

Depois de cinco lançamentos fracassados, a Coreia do Norte lançou um Musudan em junho que voou 400 km até cair no mar do Japão.

Este lançamento foi elogiado pelo líder norte-coreano Kim Jong-Un, que o classificou de sucesso absoluto e prova da capacidade da Coreia do Norte para atacar bases americanas no Pacífico.

Os analistas militares americanos acreditam que um teste bem sucedido do Musudan ajudaria a Coreia do Norte a desenvolver um míssil balístico intercontinental capaz de alcançar o território dos Estados Unidos até 2020.

- Sistema antimísseis -

Este lançamento do Musudan é o primeiro que a Coreia do Norte realiza desde que Seul e Washington acertaram em julho passado posicionar um sofisticado sistema antimísseis na Coreia do Sul para proteger o país da ameaça nuclear norte-coreana.

Pyongyang respondeu então ameaçando realizar ações de represália contra o novo sistema, condenado igualmente pela China, principal aliado norte-coreano.

Fonte: AFP
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.