O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    25 setembro 2016

    Turquia rejeita projeto americano de armar curdos sírios


    O ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, qualificou como "inaceitável", neste domingo (25), o projeto dos Estados Unidos de entregar armas aos curdos sírios que combatem o grupo Estado Islâmico (EI).

    Os Estados Unidos "cooperam, infelizmente, com uma organização terrorista que ataca a Turquia", declarou o ministro, em entrevista ao canal France 24.

    "É inaceitável", frisou.

    Ancara relaciona as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) ao braço sírio do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) - baseado na Turquia -, o qual classifica como organização terrorista.

    "Armá-los é muito perigoso. As armas dadas a essas forças são depois vendidas ao Daesh (acrônimo do EI em árabe) e a outras organizações terroristas", afirmou o chefe da diplomacia turca.

    Washington planeja fornecer armas aos curdos sírios que participaram da ofensiva para retomar Raqa, reduto do EI na Síria, informou o general americano Joseph Dunford na quinta-feira passada (22).

    Por enquanto, os EUA garantem ter fornecido armas apenas ao componente árabe das Forças Democráticas Sírias (FDS) - a coalizão curdo-árabe que tomou a cidade estratégica de Minbej, recentemente, das mãos do EI.

    A partir de agora, porém, Washington considera fornecer armas para o lado curdo, as YPG, para "aumentar as chances de sucesso em Raqa", explicou o general Dunford.

    O secretário americano da Defesa, Ashton Carter, também se mostrou favorável ao armamento dos curdos, mas sem dar detalhes.

    "Não nos decidimos sobre esse tema", desconversou.

    No plano americano, o componente curdo das FDS deve lançar a ofensiva para retomar Raqa, antes de ceder, em seguida, o controle para o lado árabe. Este último teria a responsabilidade, junto com outros grupos, de manter a cidade.

    Fonte: AFP

    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença