quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ciclone gigantesco é um dos maiores da história recente do Atlântico Sul


Informações: A MetSul Meteorologia (Meteorologista Estael Sias) – alerta que o raio de ação (campo de atuação) dos ventos de um violento e enorme ciclone extratropical de 960 hPa a Leste do Rio da Prata se aproxima mais do Estado e traz um dia muito ventoso no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O centro do ciclone, porém, em nenhum momento chegará ao Estado. Na maioria das regiões, o vento máximo deve variar entre 60 km/h e 80 km/h. Mais para o Oeste e o Noroeste do Estado, o vento não chega a ser muito forte e será predominantemente fraco a moderado. Rajadas intensas e com potencial de danos e transtornos, localmente acima de 100 km/h, podem ocorrer no Sul e no Leste do território gaúcho nesta quarta. Na beira da praia, no Litoral Sul gaúcho, rajadas de 100 km/h a 120 km/h. Mar estará muito agitado na orla com ressaca e o porto de Rio Grande não deve operar. Em Porto Alegre, o vento sopra forte a muito forte com rajadas de 70 km/h a 90 km/h. São esperados novos transtornos, especialmente no Sul do Estado e na costa, como queda de postes, árvores, falta de luz e alguns destelhamentos. Na quinta, com o afastamento do ciclone, o vento sopra mais fraco.


Vento com força de furacão na Argentina e no Uruguai

A região próxima ao Prata enfrenta vento com força de furacão (acima de 120 km/h) desde o período da tarde. O ciclone se intensificou muito no Atlântico Sul hoje com vento de 140 km/h e ondas de 8 metros na costa da província de Buenos Aires. Mar del Plata teve danos e as aulas suspensas. A costa uruguaia está sendo duramente castigada por violento vento causado pelo ciclone com rajadas de mais 120 km/h. Até 20h, as maiores rajadas eram de 122 km/h em Laguna del Sauce (Maldonado), 119 km/h em Punta del Este (Maldonado) e 105 km/h em Montevidéu. Há registros de estragos como quedas de postes, de grande número de árvores, destelhamentos e desabamento de estruturas. Vidros de lojas e prédios quebram com a força do vento em Punta del Este. O vento vai seguir muito intenso na costa uruguaia no restante do dia e na madrugada e manhã desta quarta com rajadas acima de 100 km/h, mas diminui da tarde para a noite amanhã. O número de danos pode ser significativo e as condições são muito perigosas para se estar na rua no Sul do Uruguai pela queda constante de árvores e cabos de energia pelo vento extremo por muitas horas seguidas.


Ainda segundo o meteorologista, o ciclone extratropical que atua agora com seu centro na foz do Rio da Prata é um dos mais intensos da história recente do Atlântico Sul. A sua dimensão impressiona. Veja na imagem de satélite GOES que cobre todo o Hemisfério Ocidental do planeta o tamanho do sistema que está trazendo vento de até 140 km/h no Prata. (Meteorologista Estael Sias) – Metsul



O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.