sexta-feira, 8 de abril de 2016

Turquia e Israel próximos de normalizar as relações


Turquia e Israel concordaram, após uma nova sessão de negociações na quinta-feira em Londres, em finalizar rapidamente um acordo para normalizar as relações, que estão em crise desde 2010, anunciou o ministério turco das Relações Exteriores.

"As equipes avançaram com o objetivo de finalizar o acordo (...) e concordaram que seria concluído durante a próxima reunião, que deve acontecer em breve", afirma um comunicado ministerial.

Procurado pela AFP, o ministério israelense das Relações Exteriores não fez comentários.

As discussões em Londres foram conduzidas pelo subsecretário de Estado para as Relações Exteriores, Feridun Sinirlioglu, do lado turco e pelo enviado especial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Joseph Ciechanover, e o presidente interino do Conselho de Segurança Nacional, general Jacob Nagel, do lado israelense, informou Ancara.

As relações entre Turquia e Israel estão congeladas desde 2010, quando um ataque das forças israelenses contra vários barcos que pretendiam romper o bloqueio a Gaza - fretados por uma ONG próxima ao atual presidente turco - acabou com 10 turcos mortos.

A Turquia apresentou três condições para a normalização: desculpas públicas pelo incidente de 2010, indenizações financeiras pelas vítimas e o fim do bloqueio imposto a Gaza, território governado pelo movimento islamita palestino Hamas.

Após vários anos de crise, os vínculos entre os dois países melhoraram e Netanyahu já apresentou um pedido de desculpas oficial.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan conversou por telefone com o colega israelense, Reuven Rivlin, após o atentado suicida de 19 de março em Istambul que matou quatro turistas estrangeiros, incluindo três israelenses.

Fonte: AFP
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.