segunda-feira, 18 de abril de 2016

Temporal e tornado deixam sete mortos e 3.600 deslocados no Uruguai


Chuvas constantes dos últimos dias forçaram milhares de uruguaios a deixar suas casas em zonas inundadas

AFP

Sete pessoas morreram e mais de 3.600 foram deslocadas desde a sexta-feira no Uruguai por uma combinação de eventos meteorológicos que incluíram um tornado devastador e chuvas constantes que inundaram importantes regiões do litoral oeste do país, segundo dados oficiais divulgados neste domingo.

Aos quatro mortos, vítimas de um tornado que devastou a cidade de Dolores, 265 km a oeste de Montevidéu, na tarde de sexta-feira, se somaram outros três mortos, pessoas arrastradas ao tentar cruzar cursos d'água com cheias.

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que decretou luto nacional pelos dois mortos em Dolores, deslocou-se neste domingo a esta localidade agrária, situada no departamento (estado) de Soriano.

"Vamos reconstruir Dolores", disse Vázquez aos vizinhos, segundo declarações transmitidas por rádios locais.

A pequena cidade registrou sérios danos na passagem de um tornado na sexta-feira, constatou a AFP no local. Milhares de casas foram destruídas ou danificadas e mais de duzentas pessoas tiveram ferimentos de diversa gravidade.

Além disso, as chuvas constantes dos últimos dias forçaram milhares de uruguaios a deixar suas casas em zonas inundadas.

A cifra de deslocados aumentou sensivelmente ao longo do dia, produto das chuvas e as cheias dos cursos d'água. Com pouco mais de dois mil deslocados pela manhã, o dia termina com 3.623, segundo cifras do Sistema Nacional de Emergências (Sinae).

O departamento mais afetado é Colônia, onde 1.230 pessoas tiveram que deixar suas casas, principalmente na cidade de Rosário, 130 km a oeste de Montevidéu.

O rio Rosário, às margens do qual fica esta cidade, transbordou completamente e interrompeu a rodovia nacional número 1, uma das mais concorridas do país e utilizada para chegar à turística cidade de Colônia do Sacramento e cruzar a capital argentina, Buenos Aires, constatou a AFP.

Fonte: O tempo
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.