Atualmente, seus shows costumam durar cerca de três horas. O álbum "A Tábua de Esmeralda" une som e alquimia. Na primeira faixa, Jorge Ben canta "Os alquimistas estão chegando! Estão chegando os alquimistas", um convite para ouvir composições de um mundo peculiar. O nome do disco é o texto escrito por Hermes Trismegisto que deu origem à Alquimia. Hermes Trismegisto, uma divindade originada do sincretismo entre Hermes, deus da mitologia grega, e Toth, deus egípcio do conhecimento, da sabedoria e da magia. Trismegisto significa "três vezes grande", pois ele conhece as três partes da filosofia universal: a alquimia, a astrologia e a teurgia.

A letra de Jorge Ben na canção Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda é composta, literalmente, da Tabula Smaradigna, tradução latina de uma obra alquímica árabe que data do século XII, também atribuída a Hermes Trismegisto e muitíssimo influente na idade média tanto para o mundo árabe quanto para o mundo cristão.

A tradução da Tabula Smaragdina significa: É verdade, certo e muito verdadeiro. O que está embaixo é como o que está em cima, e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa. E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por daptação. O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma. O Pai de toda Telesma do mundo está nisto. Seu poder é pleno, se é convertido em Terra. Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia. Sobe da terra para o Céu e desce novamente a Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores. Desse modo obterás a glória do mundo. E se afastarão de ti todas as trevas. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder.

Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido. Assim o mundo foi criado. Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas. Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal. O que eu disse da Obra Solar é completo. A música popular, assim como outro tipo de arte, é produzida em sua totalidade cultural. Coube a indústria fonográfica armazená-la como produto lírico e musical para conteúdo técnico, e principalmente, expressões variadas, de universos e argumentos, anteriormente apenas visualizados em textos poéticos para resgates nostálgicos.

Letras musicais, compostas com substâncias líricas, também são artes verbais e felizmente, assim como a síntese do álbum acima, há inúmeras obras que nos cercam de informação. Aplausos ao Jorge Ben Jor. Salve Jorge! Confira letra da música Hermes Trismegisto e sua celeste tábua de esmeralda, escrita por Jorge Ben

"Hermes Trismegisto escreveu

com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda

O que está embaixo é como o que está no alto,

e o que está no alto é como o que está embaixo.

E por essas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só.

E como todas essas coisas são e provêm de um

pela mediação do um,

assim todas as coisas são nascidas desta única coisa por adaptação.

O sol é seu pai, a lua é a mãe.

O vento o trouxe em seu ventre.

A terra é seu nutriz e receptáculo.

O Pai de tudo, o Thelemeu do mundo universal está aqui.

O Pai de tudo, o Thelemeu do mundo universal está aqui.

Sua força ou potência está inteira,

se ela é convertida em terra.

Tu separarás a terra do fogo e o sutil do espesso,

docemente, com grande desvelo.

Pois Ele ascende da terra e descende do céu

e recebe a força das coisas superiores

e das coisas inferiores.

Tu terás por esse meio a glória do mundo,

e toda obscuridade fugirá de ti.

e toda obscuridade fugirá de ti.

É a força de toda força,

pois ela vencerá qualquer coisa sutil

e penetrará qualquer coisa sólida.

Assim, o mundo foi criado.

Disso sairão admiráveis adaptações,

das quais aqui o meio é dado.

Por isso fui chamado Hermes Trismegistro,

Por isso fui chamado Hermes Trismegistro,

Tendo as três partes da filosofia universal.

Tendo as três partes da filosofia universal.

O que disse da Obra Solar está completo.

O que disse da Obra Solar está completo.

Hermes Trismegisto escreveu com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda.

Hermes Trismegisto escreveu com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda". (Fonte: Sidney Resende)
A pergunta é; ''o que está em baixo''? Quem sobe do abismo?

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é. (Apocalipse 17:8)

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.