sexta-feira, 18 de março de 2016

Aprenda isso: Jesus sempre aparece quando estamos desanimados


Lendo os evangelhos, vemos que é relatado 2 episódios de pescas envolvendo Jesus e Pedro.

A primeira vez que Pedro encontrou Jesus, ele era um homem comum, um pecador... sua profissão era pescador e estava trabalhando enquanto Jesus pregava para uma multidão. Ele não estava nem um pouco interessado em ouvir a pregação de Jesus, estava focado em pescar (trabalhar) e ganhar o seu dinheiro, seu sustento.... como ocorre na maioria das vezes ainda nos dias de hoje.

A bíblia relata que, apesar de toda sua experiência e todo o seu esforço pessoal durante uma madrugada inteira, ele estava retornando sem ter conseguido pescar nada.

"E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão Pedro, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Volta ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens."

Lucas 5:2-10

Pedro emprestou o barco para Jesus pregar, mas seguiu com os seus afazeres... Jesus viu a sua situação e lhe deu uma Palavra, Jesus lhe deu uma ordem: "Volta ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar."

Pedro poderia simplesmente começar a rir e ignorar... visto que ele havia se esforçado a noite inteira, mas ele resolveu ir contra TUDO que ele julgava ser racional e preferiu obedecer.
Veja que sob a palavra de Jesus, Pedro fez exatamente o que havia feito antes e fracassado, mas dessa vez pegou tantos peixes que suas redes estavam se rasgando e seu barco quase afundou, essa foi a 1ª pesca maravilhosa.

Nesse episódio da primeira pesca, Jesus não apenas operou um milagre, mas chamou Pedro para ser um discípulo e ele se tornou inclusive o braço direito de Jesus.

Durante um pouco mais de 3 anos de ministério, Pedro viu com os próprios olhos o Senhor Jesus realizar toda espécie de curas e milagres, experimentou sua fé andando sobre o mar, viu Jesus expulsar demônios com autoridade...

Pedro teve experiências e andou com Jesus como poucos.

Mas então passou o tempo e vieram as lutas... Jesus foi traído, foi preso... e Pedro - em um momento de fraqueza - acabou negando seu mestre por 3 vezes. Pedro viu Jesus sendo espancado, julgado e crucificado mesmo sendo inocente... E isso tudo entristeceu muito a Pedro e o abateu demais.


Na vida cristã, mesmo andando com Jesus e frequentando uma boa igreja, muitas vezes passamos por lutas e dificuldades, acontecem coisas que não esperamos e que não concordamos.... e é normal que nessas horas surjam sentimentos de desânimo e frustração, mas temos que ter cuidado para não abandonar a fé.

Isso aconteceu com o apóstolo Pedro, e mesmo depois de anos andando com Jesus, Pedro se decepcionou tanto com a perseguição e a crucificação de Jesus que ele largou seu ministério e voltou a pescar. 

Pedro voltou para a vida de onde Jesus o havia resgatado, voltou a fazer o que fazia antes de conhecer a Cristo.

Pedro se afastou tanto do seu ministério que nem reconheceu Jesus quando ele apareceu na praia.

Quando coisas muito ruins acontecem conosco, a tendência é que passemos a ver as coisas com olhos naturais, desanimemos e voltemos a pescar... nos afastando do caminho que o Senhor nos colocou.

Mas Jesus sempre volta para nos dar mais uma chance, para nos tirar das redes do pecado e nos encaminhar na sua Palavra, como relata o texto da 2ª pesca:

"Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
E os outros discípulos foram com o barco, levando a rede cheia de peixes.
Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.

Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."

João 21:1-17

Veja que Jesus, após sua ressurreição, procurava se manifestar aos discípulos... Jesus não nos abandona e sempre tenta chamar nossa atenção para Ele!

Importante observar que, assim como na 1ª pesca maravilhosa, eles novamente nada apanharam a madrugada inteira e inclusive estavam sem nada para comer.... estavam com fome.
Pedro estava tão abatido que o texto relata que ele estava nu perto dos outros discípulos.

Novamente eles ouviram a voz de Jesus e obedeceram a palavra do Senhor, a situação de necessidade se reverteu em milagre.... após os discípulos cearem com Jesus, o Senhor restituiu o ministério de Pedro, que posteriormente veio a se tornar o maior líder da igreja primitiva de Jesus Cristo.



Portanto irmãos, 

Se você está desanimado com algumas coisas na sua vida, nada do que você sabe fazer tem dado certo e por isso você tem enfraquecido na fé e se afastado dos caminhos do Senhor... saiba que Jesus está do seu lado nesse exato momento dizendo: "sob a minha Palavra, lança novamente as tuas redes ao mar".

"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."
Provérbios 16:9

Busque a Deus, leia Sua Palavra e entenda qual realmente é a vontade do Senhor para a sua vida... de repente Deus não quer que você seja um "pescador", mas sim um discípulo e você está insistindo com a pescaria.

Paz,

Por Leonardo Souza









Leonardo Souza
Leonardo Souza

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.