O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    18 março 2016

    Aprenda isso: Jesus sempre aparece quando estamos desanimados


    Lendo os evangelhos, vemos que é relatado 2 episódios de pescas envolvendo Jesus e Pedro.

    A primeira vez que Pedro encontrou Jesus, ele era um homem comum, um pecador... sua profissão era pescador e estava trabalhando enquanto Jesus pregava para uma multidão. Ele não estava nem um pouco interessado em ouvir a pregação de Jesus, estava focado em pescar (trabalhar) e ganhar o seu dinheiro, seu sustento.... como ocorre na maioria das vezes ainda nos dias de hoje.

    A bíblia relata que, apesar de toda sua experiência e todo o seu esforço pessoal durante uma madrugada inteira, ele estava retornando sem ter conseguido pescar nada.

    "E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
    E, entrando num dos barcos, que era o de Simão Pedro, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
    E, quando acabou de falar, disse a Simão: Volta ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

    E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
    E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
    E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens."

    Lucas 5:2-10

    Pedro emprestou o barco para Jesus pregar, mas seguiu com os seus afazeres... Jesus viu a sua situação e lhe deu uma Palavra, Jesus lhe deu uma ordem: "Volta ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar."

    Pedro poderia simplesmente começar a rir e ignorar... visto que ele havia se esforçado a noite inteira, mas ele resolveu ir contra TUDO que ele julgava ser racional e preferiu obedecer.
    Veja que sob a palavra de Jesus, Pedro fez exatamente o que havia feito antes e fracassado, mas dessa vez pegou tantos peixes que suas redes estavam se rasgando e seu barco quase afundou, essa foi a 1ª pesca maravilhosa.

    Nesse episódio da primeira pesca, Jesus não apenas operou um milagre, mas chamou Pedro para ser um discípulo e ele se tornou inclusive o braço direito de Jesus.

    Durante um pouco mais de 3 anos de ministério, Pedro viu com os próprios olhos o Senhor Jesus realizar toda espécie de curas e milagres, experimentou sua fé andando sobre o mar, viu Jesus expulsar demônios com autoridade...

    Pedro teve experiências e andou com Jesus como poucos.

    Mas então passou o tempo e vieram as lutas... Jesus foi traído, foi preso... e Pedro - em um momento de fraqueza - acabou negando seu mestre por 3 vezes. Pedro viu Jesus sendo espancado, julgado e crucificado mesmo sendo inocente... E isso tudo entristeceu muito a Pedro e o abateu demais.


    Na vida cristã, mesmo andando com Jesus e frequentando uma boa igreja, muitas vezes passamos por lutas e dificuldades, acontecem coisas que não esperamos e que não concordamos.... e é normal que nessas horas surjam sentimentos de desânimo e frustração, mas temos que ter cuidado para não abandonar a fé.

    Isso aconteceu com o apóstolo Pedro, e mesmo depois de anos andando com Jesus, Pedro se decepcionou tanto com a perseguição e a crucificação de Jesus que ele largou seu ministério e voltou a pescar. 

    Pedro voltou para a vida de onde Jesus o havia resgatado, voltou a fazer o que fazia antes de conhecer a Cristo.

    Pedro se afastou tanto do seu ministério que nem reconheceu Jesus quando ele apareceu na praia.

    Quando coisas muito ruins acontecem conosco, a tendência é que passemos a ver as coisas com olhos naturais, desanimemos e voltemos a pescar... nos afastando do caminho que o Senhor nos colocou.

    Mas Jesus sempre volta para nos dar mais uma chance, para nos tirar das redes do pecado e nos encaminhar na sua Palavra, como relata o texto da 2ª pesca:

    "Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
    Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
    Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
    E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

    Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
    E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
    Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
    E os outros discípulos foram com o barco, levando a rede cheia de peixes.
    Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
    Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.

    Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
    E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
    Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
    Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."

    João 21:1-17

    Veja que Jesus, após sua ressurreição, procurava se manifestar aos discípulos... Jesus não nos abandona e sempre tenta chamar nossa atenção para Ele!

    Importante observar que, assim como na 1ª pesca maravilhosa, eles novamente nada apanharam a madrugada inteira e inclusive estavam sem nada para comer.... estavam com fome.
    Pedro estava tão abatido que o texto relata que ele estava nu perto dos outros discípulos.

    Novamente eles ouviram a voz de Jesus e obedeceram a palavra do Senhor, a situação de necessidade se reverteu em milagre.... após os discípulos cearem com Jesus, o Senhor restituiu o ministério de Pedro, que posteriormente veio a se tornar o maior líder da igreja primitiva de Jesus Cristo.



    Portanto irmãos, 

    Se você está desanimado com algumas coisas na sua vida, nada do que você sabe fazer tem dado certo e por isso você tem enfraquecido na fé e se afastado dos caminhos do Senhor... saiba que Jesus está do seu lado nesse exato momento dizendo: "sob a minha Palavra, lança novamente as tuas redes ao mar".

    "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."
    Provérbios 16:9

    Busque a Deus, leia Sua Palavra e entenda qual realmente é a vontade do Senhor para a sua vida... de repente Deus não quer que você seja um "pescador", mas sim um discípulo e você está insistindo com a pescaria.

    Paz,

    Por Leonardo Souza









    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença