segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Surto de Zika deve se espalhar por toda América, diz OMS


GENEBRA (Reuters) - O vírus Zika, transmitido por meio do mosquito Aedes aegypti e que é suspeito de causar danos aos cérebros de bebês no Brasil, deve se espalhar por todos os países das Américas, com a exceção de Canadá e Chile, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira.

A ocorrência do Zika ainda não foi registrada na parte continental dos Estados Unidos, embora uma mulher que contraiu o Zika no Brasil tenha dado à luz um bebê com microcefalia no Havaí.

O Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, má formação na qual os bebês nascem com cérebros menores do que o normal.
O Brasil registrou 3.893 casos suspeitos de microcefalia, divulgou a OMS na sexta-feira, mais de 30 vezes o que foi registrado em qualquer ano desde 2010.

A ligeira disseminação da doença, que rapidamente atingiu 21 países e territórios da região desde maio de 2015, deve-se à baixa imunidade da população e à prevalência do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro do vírus, disse a OMS em um comunicado.

As evidências sobre outros modos de transmissão são limitadas.

“O Zika foi isolado no sêmen humano e um caso de possível transmissão sexual de pessoa para pessoa foi descrito. No entanto, mais evidências são necessárias para confirmar se o contágio sexual é um meio de transmissão do Zika”, disse a OMS.

Atualmente, não há evidências de que o Zika esteja sendo transmitido aos bebês por meio do leite materno, de acordo com a OMS.

A OMS aconselhou as mulheres grávidas que planejam ir para as áreas de incidência do Zika a consultarem seus médicos antes da viagem e após o retorno.

O Zika tem ocorrido historicamente em partes da África, do Sudoeste Asiático e em ilhas do Pacífico. Mas trata-se de uma doença com sintomas moderados e há poucos dados científicos sobre o vírus, razão pela qual não está claro por que ele pode estar causando os casos de microcefalia no Brasil, acrescentou a OMS.

Fonte: Reuters
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.