segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Natureza contraria supercomputadores e chuva cai em demasia no Nordeste brasileiro


Natureza contraria supercomputadores e chuva cai em demasia no Nordeste brasileiro

As projeções numéricas de todos os modelos numéricos nacionais e internacionais enfatizavam que o mês de janeiro seria de muita chuva na Região Sul e pouca umidade no Nordeste, basicamente devido ao enfático fenômeno El Niño, que tem como principal impacto no território brasileiro justamente o que foi previsto.

Só que não! Perturbações em altos níveis da coluna troposférica trouxeram mais umidade com sistemas sinóticos como o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), a Alta da Bolívia (AB) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a chuva caiu com gosto no Nordeste do país nos últimos dias.

De todo o território nacional, o noroeste da Bahia, uma das áreas com menos precipitação ao longo de todo o ano, acumulou até este domingo (24), quase 700 milímetros de chuva.

Fato histórico para mais de 30 municípios baianos e outros do Maranhão e Piauí, que acumularam no período mais que o dobro da média climatológica (1961-1990) proposta para todo o mês de janeiro.

Oposto do previsto pelos modelos e sacramentado pelos meteorologistas na mídia, a chuva literalmente desapareceu da Região Sul contrariando previsões pessimistas de muita água e até enchentes ainda no final de 2015. Vários municípios do Rio Grande do Sul sequer acumularam água em janeiro.

O De Olho No Tempo Meteorologia pesquisou os maiores volumes de chuva cujo acumulado entre 01 e 23 de janeiro e em estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi o maior de cada estado.

Vale ressaltar que outro tipo de estação, a convencional, também operada pelo Inmet, pode ter somado mais chuva do que a rede automática, mas que não entra na contagem por se tratar de outra metodologia de aferição de dados (manualmente).

AC: 279,8 mm em Cruzeiro do Sul.
AL: 144,6 mm em São Luís do Quitunde.
AM: 294,0 mm em Lábrea.
AP: 64,8 mm em Oiapoque.
BA: 660,6 mm em Santa Rita de Cássia.
CE: 203,2 mm em Tauá.
DF: 319,2 mm em Águas Emendadas.
ES: 273,8 mm em Santa Teresa.
GO: 427,6 mm em Caiapônia.
MA: 427,6 mm em Carolina.
MG:493,2 mm em Florestal.
MS: 303,6 mm em Campo Grande.
MT: 461,6 mm em Querência.
PA: 518,2 mm em Santana do Araguaia.
PB: 169,2 mm em Areia.
PE: 198,6 mm em Cabrobó.
PI: 384,2 mm em Canto do Buriti.
PR: 306,0 mm em Joaquim Távora.
RJ: 568,4 mm em Teresópolis.
RN: 197,8 mm em Mossoró.
RO: 245,8 mm em Ariquemes.
RR: 0,0 mm em Boa Vista.
RS: 103,0 mm em Cruz Alta.
SC: 248,2 mm em Rio do Campo.
SE: 176,4 mm em Itabaianinha.
SP: 459,8 mm em Votuporanga.
TO: 526,2 mm em Pedro Afonso.




Os mapas de precipitação acumulada e anomalia de precipitação gerados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) deixa nítido o erro que os supercomputadores tiveram diante da natureza.

Jamais haverá inteligência criada pelo homem que supere a natureza. Isso é questão de ordem natural da vida, não de tecnologia ou sabedoria. Somos um grão de areia no universo e mesmo assim nos consideramos melhores ou superiores que os outros! Sendo que o final é o mesmo para toda a espécie!

(Crédito das imagens: Reprodução/Cptec/Inpe)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Um comentário:

  1. aqui perto da cidade onde moro caiu ate granizo ontem e olha que é um lugar super quente onde caiu e em Recife então

    ResponderExcluir

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.