O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    11 janeiro 2016

    Exus do Candomblé e seus nomes no Catolicismo


    Certamente você já ouviu falar em Sincretismo religioso, caso não, iremos lhe explicar. 

    Nos tempos da escravidão no Brasil, os negros trazidos eram proibidos pelos padres de fazer seus cultos religiosos, pois era considerado como algo demoníaco. Chegando a nosso país, esses escravos negros eram imediatamente batizados e catequizados a seguirem ao catolicismo.

    Os negros viram que tinham semelhanças entre suas entidades e os santos católicos, tanto nas cores das vestes, como na ”forma de ajudar” de cada um. Sendo assim passaram a "mascarrar" sua adoração, usando a imagem dos santos católicos para representar os espíritos africanos.

    No Brasil, algumas religiões afro-brasileiras mantém quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso do candomblé, uma religião que teve origem na cidade de Ifé, na África, e foi trazida para o Brasil pela nação nagô. As cerimônias ocorrem em templos chamados terreiros, sua preparação é fechada e envolve muitas vezes o sacrifício de animais. São celebradas em língua africana e marcadas por cantos e ritmo dos atabaques, que varia segundo o orixá (DEMÔNIO) homenageado, dos quais somente 16 são cultuados no nosso país.

    Segue abaixo:

    Exu – DIZEM SER: senhor dos caminhos, orixá mensageiro e vencedor de demandas. No sincretismo é Santo Antônio.


    Ogum – DIZEM SER: orixá guerreiro, deus do ferro e da guerra. No sincretismo é São Jorge.


    Oxossi - DIZEM SER: o protetor das matas, dos animais das florestas e dos caçadores. No sincretismo é São Sebastião.


    Ossaim – DIZEM SER: o orixá das ervas medicinais e das plantas em geral. No sincretismo é a São Roque.


    Obaluaiê ou Omulu – DIZEM SER: orixá das pestes e das doenças de pele. No sincretismo é São Lázaro e São Roque.
    exu 5
    Ewá – DIZEM SER: a orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia. No sincretismo é Nossa Senhora das Neves.
    exu 6
    Xangô – DIZEM SER: o Senhor da Justiça, do trovão e da pedreira. No sincretismo é  São Jerônimo, Santo Antônio, São Pedro, São João Batista, São José e São Francisco de Assis.
    exu 7
    Oxumaré –DIZEM SER: o orixá da sorte, da fartura e da fertilidade. No sincretismo é São Bartolomeu.
    exu 8
    Oxum – DIZEM SER: a rainha dos rios e das cachoeiras, do ouro e do amor. No sincretismo é Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Candeias.
    exu 9
    Iansã – DIZEM SER: a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dos raios. No sincretismo é Santa Bárbara .
    exu 10
    Logun-Edé – DIZEM SER: filho de Oxum com Oxossi. No sincretismo é São Miguel Arcanjo e Santo Expedito.
    exu 11
    Obá –DIZEM QUE: seus domínios são as águas revoltas . No sincretismo é Santa Catarina, Santa Joana D’Arc e Santa Marta.
    exu 12
    Iemanjá – DIZEM SER: a rainha dos mares e a mãe dos orixás. No sincretismo é a Virgem Maria, principalmente Nossa Senhora dos Navegantes. Sincretizada no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória tem o seu dia comemorado em 15 de agosto.
    exu 13
    Nanã – DIZEM SER: a protetora dos doentes desenganados. No sincretismo é Santa Ana, mãe de Maria.
    exu 14
    Ibeji – DIZEM SER: protetores das crianças e da família. No sincretismo é Cosme e Damião.
    exu15
    Oxalá – DIZEM SER: responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. No sincretismo dizem ser Jesus.
    exu 16


    Opinião

    Vamos ver o que a bíblia - a mesma bíblia do catolicismo - tem a dizer sobre essas questões:

    “Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.” 
    Êxodo 23:24

    Não se enganem!!

    Já ouvimos muitas vezes pessoas dizerem que Deus é o mesmo... e só muda o nome de acordo com a religião... não caia nessa!!! 

    "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

    NÃO HÁ salvação por outro meio, a não ser única e exclusivamente por intermédio de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.
    Entidades são demônios... e estão sendo cultuados tanto na macumba quanto na igreja católica através da idolatria.

    “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.”
    II Coríntios 11 :.14

    Mesmo sendo bíblico que não devemos cultuar a outros deuses, nem se prostrar diante imagens de esculturas, a igreja católica continua “pregando” um falso evangelho.

    “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarão, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.”  
    Deuteronômio 7.25

    Quando falou a Moisés, Deus foi taxativo quanto à idolatria:

    "Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."
    Êxodo 20:3-5

    Quem pratica idolatria se torna odioso diante de Deus... pois Deus ABOMINA tal prática.

    Muitos dos males que temos no mundo estão associados à idolatria, são consequência do distanciamento do verdadeiro Deus... o único Deus que deve ser verdadeiramente adorado:

    "Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
    Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
    E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;"
    Romanos 1:21-28

    Não apenas quem adora... mas quem esculpe imagens de ídolos também é abominável diante de Deus... não se enganem!!

    "Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido."
    Deuteronômio 27:15

    Leiam a Bíblia para que não vivam em confusão!

    Paz

    Leonardo Souza

    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença