O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    05 janeiro 2016

    Enquete sobre o Dízimo: O Dízimo para os cristãos é uma ordenança?


    O site O CORREIO DE DEUS realizou com intuito de saber a visão dos nossos leitores a respeito do ''famoso Dízimo''. Não sei se os senhores viram, mas a votação alcançou um grande público onde se totalizaram 542 votos.
    Seguindo os dados da votação vemos que 38% dos que votaram, acreditam que o Dízimo é uma ordenança para o povo cristão que vive no tempo da graça, já 21% acredita que não é uma ordenança, 43% acredita que devemos ofertar voluntariamente e 1% não souberam opinar.

    A pergunta é; O Dízimo para os cristãos é uma ordenança?

    Primeiro quero esclarecer uma coisa! O que importa é o que dizem as escrituras e não o que eu penso pessoalmente a respeito deste tema. Então vamos ao que dizem as escrituras?

    Se eu não Dizimar serei salvo?

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    (Efésios 2:8,9)

    A salvação não é pelas obras, ou seja, não é a obra e o ato de Dizimar que irá te salvar! 
    O ato de dizimar, foi uma ordenança entregue aos Judeus antes da vinda de CRISTO, ou seja, antes do período da graça. 

    Existe ordenança do Dízimo hoje? 

    Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
    Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
    Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
    Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, (Efésios 2:11-14)

    Hoje não há mais separação entre ''os Judeus'' e os ''Gentios'', haja visto que tanto Judeus quanto gentios necessitam de JESUS para serem salvos. A parede de separação foi derrubada e a salvação nos é dada através de um ''Ser'' e este ''Ser'' é CRISTO! Não há privilégios aos Judeus. Toda a terra necessita de arrepender-se dos seus pecados e confessar à JESUS CRISTO como único e suficiente salvador.

    Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
    E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. (Efésios 2:15,16)

    JESUS CRISTO, na sua carne ''DESFEZ'' a inimizade (isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças)... O Dízimo era uma lei consistida em ordenança, por tanto na cruz foi desfeita para que os ''gentios'' através da graça alcançassem a salvação. Ora, DEUS ordenou aos gentios para que dizimassem? Certamente que não!

    E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
    Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
    Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
    Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
    No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. (Efésios 2:17-21)

    JESUS é o centro e o fundamento da igreja e da salvação! Sem CRISTO não há possibilidade de acesso à salvação!

    Posso afirmar que o Dízimo não é e nunca foi uma ''ordenança'' para a igreja de JESUS CRISTO, pois não encontramos nenhum relato Bíblico e histórico de que o povo cristão primitivo era obrigado a Dizimar.  
    Sabem o motivo para não conter nenhuma passagem que mostra o povo CRISTÃO dizimando como sendo ordenança? Por que as leis que consistiam em ordenanças foram desfeitas por CRISTO na cruz do calvário inclusive a lei do dízimo. 

    Podemos Dizimar?  Não, pois o Dízimo como era uma ordenança judaica, era destinado aos Levitas da descendência de Levi. Então mesmo se existisse hoje a lei consistida em ordenança que foi o Dízimo, ele teria que ser destinado aos Levitas da tribo de Levi e não a qualquer homem... 

    Você pode dar 10% ou 1% do seu salário ao pastor da sua denominação, mas certamente esse valor será uma oferta voluntária. Por tanto, não devemos contribuir por vanglória ou obrigação, mas sim por amor e com alegria para o crescimento da obra... Você ofertando ou não, isso não irá interferir de maneira nenhuma na sua salvação, pois não é pelas obras que você será salvo, você é salvo por meio da fé e isso não vem de nós, mas é um dom de DEUS e por intermédio dessa fé que é um dom ministrado PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS é praticamos boas obras. 

    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)



    Para fechar este comentário, venho parabenizar os 43% que votaram convictos de que podemos ofertar voluntariamente e aos 21% que votaram contra a ordenança do Dízimo. Aos demais irmãos, peço que meditem nestas palavras e estamos abertos ao diálogo.

    O Dízimo não é uma ordenança para a igreja de CRISTO.

    Por Cezar S D S Scholze

    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença