quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Vulcão Momotombo entra em erupção após 110 anos na Nicarágua


Manágua - O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) pediu nesta quarta-feira que a população se afaste pelo menos seis quilômetros do vulcão Momotombo, que entrou em erupção ontem após 110 anos de inatividade e está expulsando cinzas, gases e material incandescente a cada quatro segundos.
"O vulcão Momotombo entrou em fase eruptiva depois de 110 anos de calma relativa", disse o vulcanólogo do Ineter José Armando Saballos, através da imprensa do governo.

A coluna de gases e cinzas atingiu uma altura de 8.000 metros. Alguns desses materiais chegaram até comunidades próximas do vulcão, disse o secretário-político do governo do departamento de León, Evertz Delgadillo.
As autoridades não reportaram danos ou vítimas por causa da erupção.
O vulcão de Momotombo, de 1.297 metros de altura, está no extremo norte do lago de Manágua. Sua última grande erupção ocorreu em 1905.

No raio de segurança de seis quilômetros recomendado pelo Ineter não há povoados, só algumas casas isoladas.
O Ineter, porém, informou que a atividade do vulcão pode aumentar.
"Está crescendo o tremor sísmico, na cratera há explosões a cada quatro segundos, lava é lançada no ar, mas há também fluxo desde a profundidade e se derrama rumo ao norte do vulcão", informou o pesquisador do órgão, Wilfried Strauch.

O governo da Nicarágua não emitiu alertas porque "não há um alarme exagerado".

Porém, destacou que está pronto caso haja a necessidade de uma evacuação, disse a primeira-dama e coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo.

Strauch explicou que a mudança do comportamento do vulcão pode ser abrupta ou demorar dias.

Por isso, pediu que a população esteja pronta caso seja necessário deixar suas casas.

A atividade do Momotombo pode ser observada desde quase qualquer ponto alto do noroeste da Nicarágua, especialmente em Manágua e León.

Fonte: \Exame
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.