Japão: norovírus mata menina internada em hospital e infecta outros 6 pacientes


Kobe- O norovírus matou uma menina de 10 anos e infectou outros seis pacientes no Hospital Pediátrico de Hyogo (Hyogo Kenritsu Kodomo Byouin), em Kobe, informou a agência de notícias Jiji Press nesta sexta-feira (18).

No início deste mês, sete pacientes com idades entre 2 e 28 anos começaram a ter febre, diarreia, vômito e outros sintomas. Todos eles estavam internados no mesmo andar, em quatro quartos diferentes.

A menina de 10 anos apresentou febre de 39 graus no último dia 3 e morreu em menos de 24 horas. O laudo médico indicou que ela teve uma infecção grave no intestino com o quadro clínico provavelmente agravado pelo norovírus.

A menina que morreu estava internada no hospital desde o nascimento por causa de uma doença que enfraquece o sistema imunológico. Os outros pacientes já se recuperaram dos sintomas e passam bem.

Em todo o Japão, estão surgindo casos de infecção coletiva pelo norovírus, que é altamente contagioso e mais comum nos meses mais frios do ano.
As autoridades estão fazendo alertas à população para que tomem medidas de prevenção. As infecções costumam ser coletivas, geralmente por consumo de alimentos contaminados preparados por pessoas infectadas ou na utilização de ingredientes impróprios. O surto acontece no inverno porque o vírus fica mais resistente no frio.

Em uma pessoa saudável, os sintomas como diarreia, ânsia de vômito, dor na barriga e, às vezes, febre não superior a 38 graus costumam durar de um a dois dias, segundo o site do Ministério da Saúde. A recuperação acontece naturalmente depois desse período. Porém, os idosos com o sistema imunológico debilitado podem até morrer.

Para se prevenir, é preciso lavar as mãos ao chegar em casa, ou antes de preparar as refeições, e deixar sempre as unhas curtas. Na verdade, o sabão ou detergente não mata o vírus, somente faz que que eles desgrudem da pele. Por isso, é bom ainda utilizar buchas ou escovas durante a lavagem.

Não existe nenhum medicamento para combater o norovírus depois de infectado. Crianças e idosos, principalmente, devem beber bastante líquido. Em caso de desidratação, é necessário levar o paciente até um hospital. Remédios contra diarreia, por exemplo, não são recomendados, segundo os especialistas. O ideal é deixar os sintomas desaparecerem normalmente.

Foto: Reprodução/FNN
Hospital Pediátrico de Hyogo (Hyogo Kenritsu Kodomo Byouin), em Kobe
Marcadores: ,

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.