O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    07 dezembro 2015

    “Fenômeno” é registrado durante chuva forte em Rio Claro, SP



    A chuva forte que atingiu o município de Rio Claro, no centro-norte de São Paulo, ao final da noite da última quarta-feira (02) veio acompanhada de muitas trovoadas.
    A precipitação, contudo, caiu em maior quantidade em alguns bairros, mas sem causar estragos, segundo a Defesa Civil, que contabilizou danos em decorrência de outro temporal, mas na tarde de sexta-feira (04).
    Imagens do radar meteorológico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) instalado no também município paulista de São Roque mostraram elevadas taxas de refletividade sobre a região, mas sem extremos, o que normalmente está associado com condições para severidade, tais como chuvas torrenciais, granizo ou ventos fortes.

    O funcionário de uma empresa da cidade que filmava a chuva forte e os raios acabou registrando algo além e que os meteorologistas consultados pelo De Olho No Tempo Meteorologia não conseguiram atribuir tal imagem a qualquer tipo de fenômeno meteorológico que pudesse compor a chuva que caia no momento.



    Uma espécie de funil atravessou rapidamente o local onde o mesmo estava e tão logo desligou o celular, que filmou os poucos segundos da chuva. Ainda de acordo com o autor, um ar muito gelado passou rapidamente no momento exato e tão logo desapareceu em meio ao terreno.

    A Defesa Civil de Rio Claro não contabilizou nenhum tipo de dano possivelmente relacionado à vento forte, caso o “fenômeno” tivesse alguma relação com a atividade convectiva que passou pela região. A hipótese de severidade, também foi descartada e por dois motivos:
    Primeiro que nenhum radar meteorológico registrou tal ação de vento radial e segundo que, na mais plausível das hipóteses, caso um funil tivesse tocado o solo, certamente o mesmo não teria tamanho tão pequeno e com deslocamento tão rápido pelo local, como normalmente ocorre no fundo dos mares gelados com o chamado “brinicle” https://en.wikipedia.org/wiki/Brinicle ou “dedo da morte”.




    (Crédito das imagens e vídeo: Reprodução/Decea/Redemet - Assis via Fernando Lima WhatsApp DONTM (18) 99681-1555)

    (Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença