quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vulcão Telica entra em erupção na Nicarágua


Manágua - O vulcão Telica, na Nicarágua, entrou em erupção nesta quarta-feira com explosões acompanhadas de cinzas e gases que se expandiram em direção às regiões nordeste do departamento de León e oeste de Chinandega, segundo o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atenção a Desastres (Sinapred).

A primeira explosão lançou cinzas a cerca de 400 metros de altura às 8h locais (11h em Brasília), e acompanhada de outras explosões continuou a expelir cinza e gases até as 8h34 locais (11h34 em Brasília), apontou o codiretor do Sinapred, Guillermo González, em coletiva de imprensa.

Segundo ele, o vento provocou a queda de cinza em comunidades de Quezalguaque, Posoltega, e em menor quantidade nos municípios de Chichigalpa e de Chinandega.

González informou que imediatamente após a explosão foi ativada a intensificação do monitoramento do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), do comitê departamental de León (noroeste) e dos comitês municipais das cidades vizinhas ao Telica.

Segundo os especialistas do Ineter, o incidente possivelmente corresponde a uma obstrução da cratera, como consequência da "crise do Telica".

O vulcão ficou durante mais de três meses em atividade eruptiva, até meados de julho, e desmoronamentos nas paredes obstruíram a cratera.

"Os técnicos e cientistas do Ineter consideram que isso tem a ver com a obstrução da cratera. No entanto, estão indo ao vulcão para conhecer 'in situ' que outras características tem o fenômeno", expressou González.

Os habitantes do município de León usaram as redes sociais na manhã desta quarta-feira para avisar sobre a explosão do vulcão situado no noroeste do país, antes mesmo das fontes oficiais. As autoridades não reportaram afetados pela atividade vulcânica.

Da EFE
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.