A tempestade tropical Erika, que já fez 27 mortos na República Dominicana e causou danos em Porto Rico, está a dirigir-se para o norte do Haiti, onde deverá chegar hoje.

A tempestade tropical Erika, que já fez 27 mortos na República Dominicana e causou danos em Porto Rico, está a dirigir-se para o norte do Haiti, onde deverá chegar este sábado.

As autoridades da República Dominicana, que suspenderam as atividades públicas e privadas, temem um aumento do número de mortos, porque há pessoas desaparecidas.

O Instituto Nacional de Meteorologia da República Dominicana (Onamet) disse na sexta-feira que mantém o aviso de alerta máximo (vermelho), dado que se prevê forte chuva e rajadas de vento.

No Haiti, o Presidente, Michel Martelly, já veio solicitar à população para estar vigilante, tendo pedido para as pessoas seguirem as “instruções emitidas pelas autoridades”.

As autoridades do Haiti implementaram medidas de proteção, incluindo restrições de viagens aéreas e o aumento de operações de prevenção para os residentes.

A diretora da Proteção Civil haitiana, Marie Alta Jean-Baptiste, disse que “o objetivo é que não haja nenhuma morte”.

Enquanto esperam a chegada da tempestade, foram criados abrigos temporários em escolas, igrejas e edifícios públicos para alojar famílias que tenham as suas casas ameaçadas pela água.

Desde 2008, que nenhum furacão atingiu o Haiti, mas devido à vulnerabilidade da população e das habitações, enfraquecidas pelo terremoto de 2010, mesmo as tempestades tropicais simples são o suficiente para causar inundações mortais.

Em outubro de 2012, a tempestade Sandy atingiu a costa nordeste dos Estados Unidos, matando 60 pessoas no Haiti e destruindo mais de 18 mil casas por todo o país.

Entretanto o Estado norte-americano da Florida já se prepara para a chegada da tempestade tropical, possivelmente na segunda-feira, tendo o governador decretado o estado de emergência.

Observador e Agência Lusa
Marcadores:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.