Um terremoto de pequena proporção foi sentido pelos moradores de Tunas do Paraná, na região metropolitana de Curitiba (RMC), por volta das 15h desta segunda-feira (5). Segundo testemunhas, o abalo, apesar de fraco, assustou a todos na cidade que fica a 75 km de Curitiba.

Moradores de Tunas que procuraram à Banda B afirmaram que era por volta das 15h45 quando a terra tremeu levemente. “Foi pouca coisa, mas a maioria das pessoas sentiram”, afirmou o morador Fernando Pacheco. A Prefeitura de Tunas informou que ninguém ficou ferido durante o abalo sísmico.

Já o servidor municipal, Caio Murilo, descreveu como assustador o que aconteceu. “Deu para sentir bem. Coisas que estavam na mesa chegaram a se mexer. Achamos que tinha sido um acidente ou a Gangue da Dinamite”, brincou Murilo.


Ele também falou sobre uma lenda de que a cidade de Tunas tem na superfície dois vulcões adormecidos. “Hoje só se fala disso. Até reacendeu essa lenda dos mais antigos, de que tem dois vulcões adormecidos aqui embaixo”, explicou.
A magnitude constatada pelos Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e Rede Sismográfica Brasileira foi de 3.1 na escala Richter*.

*Escala Ritcher: 

Inferiores a 3,5 graus: raramente são notados.

– De 3,5 a 5,4 graus: geralmente sentido, mas raramente causa danos.

– Entre 5,5 a 6 graus: provocam pequenos danos em edifícios bem estruturados, no entanto, seus efeitos são arrasadores em edifícios de estrutura precária.

– De 6,1 a 6,9 graus: causa destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio.

– De 8 a 8,5 graus: é considerado um abalo fortíssimo, causando destruição da infraestrutura.

– De 9 graus: destruição total.

(Fonte: Brasil Escola)
Marcadores:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.