terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Um terremoto de pequena proporção foi sentido pelos moradores de Tunas do Paraná


Um terremoto de pequena proporção foi sentido pelos moradores de Tunas do Paraná, na região metropolitana de Curitiba (RMC), por volta das 15h desta segunda-feira (5). Segundo testemunhas, o abalo, apesar de fraco, assustou a todos na cidade que fica a 75 km de Curitiba.

Moradores de Tunas que procuraram à Banda B afirmaram que era por volta das 15h45 quando a terra tremeu levemente. “Foi pouca coisa, mas a maioria das pessoas sentiram”, afirmou o morador Fernando Pacheco. A Prefeitura de Tunas informou que ninguém ficou ferido durante o abalo sísmico.

Já o servidor municipal, Caio Murilo, descreveu como assustador o que aconteceu. “Deu para sentir bem. Coisas que estavam na mesa chegaram a se mexer. Achamos que tinha sido um acidente ou a Gangue da Dinamite”, brincou Murilo.


Ele também falou sobre uma lenda de que a cidade de Tunas tem na superfície dois vulcões adormecidos. “Hoje só se fala disso. Até reacendeu essa lenda dos mais antigos, de que tem dois vulcões adormecidos aqui embaixo”, explicou.
A magnitude constatada pelos Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e Rede Sismográfica Brasileira foi de 3.1 na escala Richter*.

*Escala Ritcher: 

Inferiores a 3,5 graus: raramente são notados.

– De 3,5 a 5,4 graus: geralmente sentido, mas raramente causa danos.

– Entre 5,5 a 6 graus: provocam pequenos danos em edifícios bem estruturados, no entanto, seus efeitos são arrasadores em edifícios de estrutura precária.

– De 6,1 a 6,9 graus: causa destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio.

– De 8 a 8,5 graus: é considerado um abalo fortíssimo, causando destruição da infraestrutura.

– De 9 graus: destruição total.

(Fonte: Brasil Escola)
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.