sábado, 17 de janeiro de 2015

Os sinais do fim: Crise da água já é principal risco ao planeta, diz pesquisa


Torneira: crise da água é o tema com maior probabilidade de gerar impacto no planeta este ano

Pela primeira vez desde 2007, a economia não aparece como principal risco para o planeta.

Pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial com cerca de 900 especialistas mostra que a crise da água é o item que pode gerar maior impacto no mundo em 2015.

Nos últimos oito anos, os temas econômicos apareceram como o risco com o maior impacto potencial no estudo.


Anualmente, os principais líderes do mundo se reúnem na cidade suíça de Davos para debater os grandes temas mundiais.

Antes do encontro - que ocorrerá na próxima semana -, os organizadores realizam pesquisa com os temas que mais preocupam a elite econômica, política e social do planeta.

Nos últimos anos, a economia apareceu isolada como principal preocupação em termos de impacto: colapso do preço dos ativos entre 2007 e 2010, crise fiscal em 2011, problema sistêmico nas finanças globais em 2012 e 2013 e crise fiscal em 2014.

Neste ano, porém, a pesquisa mostra que a crise da água é o tema com maior probabilidade de gerar impacto no planeta este ano.

A saída dos temas econômicos da lista de preocupações acontece em período em que os Estados Unidos deixam o pior da crise e se preparam para retomar o crescimento mais vigoroso e a normalidade da economia.

A crise, porém, ainda é viva na zona do euro e dá cada vez mais sinais de aumento da importância em países emergentes.

Após a água, os entrevistados citaram como outros temas preocupantes a rápida disseminação de doenças infecciosas, as armas de destruição em massa, os conflitos internacionais com consequências regionais e a falta de adaptação à mudança climática.

A pesquisa também questiona sobre o problema mais provável para os próximos dez anos.

Nesse tópico, a economia também não apareceu em destaque. Para os entrevistados, os problemas que têm maior probabilidade de acontecer são: conflito internacional com impacto regional, eventos climáticos extremos, problema de governança nacional, crise ou colapso de Estados e, em quinto na lista, o único item econômico: elevado desemprego estrutural.

"O risco geopolítico aparece em destaque em 2015 após período de ausência do panorama de riscos principais durante a última meia década. Com a geopolítica influenciando cada vez mais a economia global, estes riscos são três dos cinco mais prováveis e dois dos que apresentam maior impacto potencial para 2015", diz a pesquisa divulgada pela organização do Fórum Econômico Mundial.

Exame
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.