domingo, 11 de janeiro de 2015

Grupo terrorista Boko Haram mata 2000 pessoas e toma cidade na Nigéria


Baga, uma cidade nigeriana, terá sido dizimada na quinta-feira. Tanto a República de Níger como o Chade, vizinhos da Nigéria, não pretendem ajudar a travar o avanço deste grupo terrorista.

A Amnistia Internacional diz que foi o "massacre mais mortal" deste grupo

O grupo terrorista Boko Haram pode ser assassinado duas mil pessoas na cidade de Baga, região nordeste da Nigéria, no últimos dias e conseguido dominar a região. Tanto a República de Níger como o Chade, vizinhos da Nigéria, que acordaram manter a segurança daquela região nos três países, já disseram que não vão ajudar nos esforços militares para recuperar a cidade.


Baga seria a última das cidades do nordeste da Nigéria que ainda não estava sob domínio dos islamitas e esta conquista, segundo analistas de segurança consultados pela Al-Jazeera, tem uma “importância estratégica” para o grupo terrorista – seria a única cidade que ainda estava sob o domínio do governo nigeriano.

Para além dos relatos que apontam para o assassínio de dois mil habitantes – não há certezas sobre o número de mortos e a BBC diz que podem ser centenas -, dez mil pessoas fugiram da cidade desde o fim-de-semana. Algumas conseguiram entrar no Chade, mas muitas morreram afogadas ao tentar fugir através do lago Chade. A Amnistia Internacional disse à Associated Press que este foi o “massacre mais mortal” de sempre levado a cabo pelo grupo de Boko Haram.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Níger, Mohamed Bazoum, disse à BBC que a cidade de Baga está dominada por terroristas e que o país só voltará a ajudar o vizinho quando a cidade for retomada. “Não vamos enviar mais tropas. Mas estamos determinados a trabalhar com os nossos vizinhos dos Camarões, Chade e Nigéria para controlar o problema”, disse Bazoum.

O governo francês promoveu um entendimento entre os países da região onde Boko Haram tem levado a cabo ataques e cada um deveria contribuir com 700 militares de modo a manter aquela região segura. No entanto, estes esforços internacionais falharam e haveria apenas um pequeno contingente internacional na cidade de Baga quando os ataques ocorreram.

AFP
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.