segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Suspensos os voos de e para a ilha cabo-verdiana do Fogo devido a vulcão


As autoridades aeronáuticas cabo-verdianas suspenderam indefinidamente os voos internos de e para a ilha do Fogo devido à elevada quantidade de cinzas e poeiras da erupção vulcânica de domingo, disse hoje à agência Lusa fonte oficial.
Fonte dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) adiantou que o voo de hoje de manhã já não se realizou e que há um "alerta vermelho" da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla inglesa), que recomenda o desvio da rota para oeste a todos os aviões que utilizem o espaço aéreo do arquipélago.

Hoje de manhã, a empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) cabo-verdiana, que gere os aeroportos e aeródromos do país, indicou ter avisado já a comunidade aeronáutica internacional sobre a erupção do Fogo, sugerindo que desviem as rotas do fumo expelido pelo vulcão, que já chegou aos 4.500 metros de altitude.


No entanto, não deu qualquer indicação sobre a suspensão dos voos para a ilha do Fogo, onde a situação se agravou também de manhã com o surgimento de uma nova boca que está a expelir lava a poucos metros da inicial, alargando o diâmetro da cratera.

A ilha do Fogo dispõe apenas de um aeródromo onde aterram apenas aviões de pequeno porte, como os ATR 72 e ATR 42, dos TACV, não reunindo condições para receber aparelhos de maior dimensão.

O tráfego aéreo de e para as outras ilhas do arquipélago - Maio e São Nicolau, (ambos com aeródromos) - Cidade da Praia (Santiago), Sal, São Vicente e Boavista (aeroportos internacionais) não foram afetados nas operações.

A ligação à ilha do Fogo fica agora confinada ao acesso por via marítima, a partir da Cidade da Praia, através do navio Crioula, da empresa privada Fast Ferry Cabo Verde, que opera nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras.

Na sequência da erupção, 19 anos após a última, o Governo cabo-verdiano decretou a "situação de contingência" por tempo indefinido, abrangendo os três concelhos do Fogo - São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina -, bem como o da ilha Brava, ilha a pouco mais de 25 quilómetros para oeste.

Lusa
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.