UE ameaça Israel com sanções
Ammar Awad / Reuters
Medidas de um documento provisório do Serviço Europeu de Ação Externa poderão ser aplicadas caso Israel continue a comprometer a criação de um Estado palestiniano, nomeadamente construindo colonatos.

A União Europeia (UE) enviou aos estados-membros um documento secreto, preliminar, que inclui um conjunto de sanções contra Israel, caso persista nos obstáculos à criação de um Estado palestiniano. 
Em causa está a construção de colonatos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, que a UE considera dificultarem uma solução para o conflito que se prolonga há décadas entre israelitas e palestinianos. Caso Israel prossiga com estas medidas, a Europa poderá aplicar algumas sanções, ainda sob discussão no documento, que passam pelo destaque de produtos originários da Judeia e Samaria nos supermercados europeus de modo a facilitar eventuais boicotes. Poderá ainda ser limitada a cooperação com os israelitas ou ser posto em causa o acordo de comércio livre com Israel. 

"Estamos cada vez mais preocupados", disse um diplomata europeu. "Neste momento, não parece existir qualquer possibilidade de avanço", evidenciando a construção de colonatos como um obstáculo à coexistência entre os dois Estados. Um dos mais recentes motivos de alarme foi a ocupação israelita de 400 hectares de terras palestinianas a sul da Cisjordânia. 

O documento preparado pelo Serviço de Ação Externa da UE, que segundo com o jornal israelita "Haaretz" ainda não foi mostrado a Israel, já é do conhecimento de diplomatas israelitas, que fizeram chegar a informação ao seu Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

A reação do ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Avigdor Lieberman, não tardou. "Não faz sentido fazer depender as relações entre Israel e a UE das relações entre Israel e a Palestina", afirmou. "Nunca aceitaremos chamar colonatos à construção de bairros judaicos em Jerusalém Oriental, que continuaremos a construir". 

Expresso.sapo
DeOlhOnafigueira

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.