O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    11 outubro 2014

    Tufão 19 derruba árvores e deixa feridos no sul do Japão


    Homem teve os dedos decepados após prensar a mão em uma porta que se fechou por causa do forte vento

    O tufão 19, chamado Vongfong (ヴォンフォン), atingiu neste sábado as ilhas da província de Okinawa com rajadas de até 234 km/h (65 m/s), informou a Agência Meteorológica do Japão
    Segundo levantamento da emissora NHK, pelo menos 19 pessoas se feriram até agora em Okinawa por causa do tufão. Ventos fortes tombaram árvores em Naha, capital da província, e deixaram as ruas vazias.
    Na noite de sexta-feira, em Naha, um homem com idade entre 20 e 29 anos prensou a mão em uma porta que se fechou violentamente por causa do vento e teve os dedos decepados.
    Mais de 17 mil casas ficaram sem energia elétrica e as autoridades estão emitindo alertas para que os moradores das áreas de risco deixem suas casas e procurem um abrigo público.

    O tufão 19 se desloca a uma velocidade de 10 km/h em direção norte, com ventos sustentados de 162 km/h (45 m/s) e rajadas de até 234 km/h (65 m/s), segundo o mais recente boletim da Agência Meteorológica, divulgado às 11h45 deste sábado.
    Depois de passar por Okinawa, o tufão segue em direção a Kyushu, entre domingo e segunda-feira, e deve atingir o centro do Japão entre segunda e terça-feira.
    A Agência Meteorológica classifica atualmente o Vongfong como "muito forte" (hijounitsuyoi, 非常に強い) e "grande" (oogata, 大型), depois de já ter sido considerado "devastador" (mouretsuna, 猛烈な), sendo o mais poderoso deste ano, superando o tufão anterior de número 18.
    Segundo as autoridades japoneses, a população deve ficar atenta às informações sobre o tufão 19 e tomar alguns cuidados. O vento deixa o mar agitado, com ondas de mais de 10 metros, de acordo com previsões da Agência.

    CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES

    Força

    A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
    - Forte (tsuyoi, 強い) - ventos sustentados entre 33 e 43 metros por segundo
    - Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos sustentados entre 44 e 53 metros por segundo
    - Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos sustentados acima de 54 metros por segundo
    Tamanho
    Conforme a área total que o tufão atinge (com velocidade média acima de 15m/s), pode ser classificado como:
    - Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
    - Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

    Alternativa Online

    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença