segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Papa quer debate amplo sobre gays, divórcio e contracepção


Encontro no Vaticano reúne quase duas centenas de bispos e pontífice disse que não há tabu que não possa ser discutido

O Papa Francisco pediu para que bispos debatam assuntos controversos como contracepção, gays e casamento e divórcio de forma ampla e sem medo. O chamado foi feito no início de um encontro de duas semanas que visa a discutir o posicionamento da Igreja Católica em assuntos importantes para a família.
Francisco contou a bispos que eles não devem ter medo de mostrar discordâncias, dizendo que quer um debate franco, aberto e sem receio de que alguns assuntos representem grandes tabus para serem discutidos.

“Você tem de dizer o que você sente que o Senhor conta para você dizer, sem preocupações do respeito humano e sem medo”, disse o pontífice ao instruir os bispos no início da reunião. Ao mesmo tempo, ele pediu aos quase 200 cardeais, bispos e padres que escutassem uns aos outros com humildade.
A preparação para o encontro foi marcada por críticas entre religiosos conservadores e progressistas sobre assuntos como se os católicos divorciados que voltam a casar podem receber a comunhão.
Enquanto insistia que ele é “um filho da Igreja”, Francisco disse que a Igreja deve mostrar mais misericórdia e ser um “hospital de campo” para almas feridas. Tentando encorajar o debate amplo, o Vaticano está restringindo informações sobre o que acontece por trás das portas fechadas, sem liberar textos individuais de bispos como fez no passado.
O Papa preparou o cenário para o amplo debate quando decidiu no ano passado enviar um questionário de 39 pontos a conferências de bispos ao redor do mundo, buscando sugestões sobre os posicionamentos da Igreja em assuntos da vida familiar.
Grupos de reforma da Igreja disseram que posicionamentos tão honestos como de Francisco, e a sua insistência de que nenhum assunto é tabu para ser debatido, são razões para esperança. Grupos conservadores, no entanto, esperam que o encontro reafirme a doutrina da Igreja e a faça mais conhecida e compreensível aos católicos.

AP
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.