sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os sinais do fim: Tufão faz moradores esvaziarem prateleiras no sul do Japão


Depois de passar por Okinawa, o Vongfong segue em direção a Kyushu e poderá atingir o centro do país

Tóquio - Moradores que vivem em ilhas da província de Okinawa, ao sul do Japão, estão esvaziando as prateleiras dos mercados por causa do forte tufão 19, que ameaça atingir a região com mais intensidade a partir deste sábado, informou a TV Asahi.
Na ilha Minamidaito, onde o mar agitado com ondas violentas já indica a proximidade do tufão, os moradores estão estocando alimentos e outros produtos, temendo que o fenômeno possa causar grandes estragos.

O tufão 19, chamado Vongfong (ヴォンフォン), desloca-se a uma velocidade de 10 km/h em direção norte, com ventos sustentados de 180 km/h (50 m/s) e rajadas de até 252 km/h (70 m/s), segundo o mais recente boletim da Agência Meteorológica do Japão, divulgado às 9h45 desta sexta-feira.
Depois de passar por Okinawa, o tufão segue em direção a Kyushu, no domingo, e pode atingir o centro do Japão entre segunda e terça-feira.
A Agência Meteorológica classifica atualmente o Vongfong como "muito forte" (hijounitsuyoi, 非常に強い) e "grande" (oogata, 大型), depois de já ter sido considerado "devastador" (mouretsuna, 猛烈な), sendo o mais poderoso deste ano, superando o tufão anterior de número 18.
Segundo as autoridades japoneses, a população deve ficar atenta às informações sobre o tufão 19 e tomar alguns cuidados. O vento deixa o mar agitado, com ondas de mais de 10 metros, de acordo com previsões da Agência.

CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES

Força

A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
- Forte (tsuyoi, 強い) - ventos sustentados entre 33 e 43 metros por segundo
- Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos sustentados entre 44 e 53 metros por segundo
- Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos sustentados acima de 54 metros por segundo
Tamanho
Conforme a área total que o tufão atinge (com velocidade média acima de 15m/s), pode ser classificado como:
- Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
- Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

Alternativa Online
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.