Depois de passar por Okinawa, o Vongfong segue em direção a Kyushu e poderá atingir o centro do país

Tóquio - Moradores que vivem em ilhas da província de Okinawa, ao sul do Japão, estão esvaziando as prateleiras dos mercados por causa do forte tufão 19, que ameaça atingir a região com mais intensidade a partir deste sábado, informou a TV Asahi.
Na ilha Minamidaito, onde o mar agitado com ondas violentas já indica a proximidade do tufão, os moradores estão estocando alimentos e outros produtos, temendo que o fenômeno possa causar grandes estragos.

O tufão 19, chamado Vongfong (ヴォンフォン), desloca-se a uma velocidade de 10 km/h em direção norte, com ventos sustentados de 180 km/h (50 m/s) e rajadas de até 252 km/h (70 m/s), segundo o mais recente boletim da Agência Meteorológica do Japão, divulgado às 9h45 desta sexta-feira.
Depois de passar por Okinawa, o tufão segue em direção a Kyushu, no domingo, e pode atingir o centro do Japão entre segunda e terça-feira.
A Agência Meteorológica classifica atualmente o Vongfong como "muito forte" (hijounitsuyoi, 非常に強い) e "grande" (oogata, 大型), depois de já ter sido considerado "devastador" (mouretsuna, 猛烈な), sendo o mais poderoso deste ano, superando o tufão anterior de número 18.
Segundo as autoridades japoneses, a população deve ficar atenta às informações sobre o tufão 19 e tomar alguns cuidados. O vento deixa o mar agitado, com ondas de mais de 10 metros, de acordo com previsões da Agência.

CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES

Força

A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
- Forte (tsuyoi, 強い) - ventos sustentados entre 33 e 43 metros por segundo
- Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos sustentados entre 44 e 53 metros por segundo
- Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos sustentados acima de 54 metros por segundo
Tamanho
Conforme a área total que o tufão atinge (com velocidade média acima de 15m/s), pode ser classificado como:
- Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
- Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

Alternativa Online
Marcadores:

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.