segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Uma verdade: Edir Macedo é um ator e templo é apenas um cenário, ataca rabino

Desde que anunciou a construção da réplica do Templo de Salomão, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) vem lidando com críticas constantes. E elas não vêm apenas dos evangélicos.
O portal IG entrevistou líderes judeus, que se mostraram igualmente contrariados. O rabino ortodoxo Alon (nome alterado pela reportagem) se disse surpreso com as imagens da inauguração. “Com certeza aquela pessoa não é um rabino. Por que, então, se vestiria daquela forma?”, questiona, ao analisar a maneira como o bispo Edir Macedo se apresentou na cerimônia de abertura do Templo.
Uma barba longa e farta, solidéu na cabeça e corpo envolto em um comprido xale branco com faixas azuis e tranças nas pontas são símbolos milenares na cultura judaica. Para os judeus do ramo ortodoxo indicam que os homens devem raspar a barba; a cabeça deve sempre estar coberta pela kipá (lembrando da existência de um ser superior); e a oração precisa necessariamente ser feita com o talit (o manto de orações).
Na estrutura do Templo podem ser vistos diversos outros símbolos sagrados do judaísmo: menorah (candelabro de sete braços), tábuas dos Dez Mandamentos e até uma réplica da “arca da aliança” feita de ouro.
O rabino ortodoxo Dvir, também ouvido pelo site, reconhece: “Existe uma liberdade, as pessoas podem fazer o que quiserem. Mas esses símbolos são normalmente acompanhados por quem segue a filosofia judaica, remetendo a uma identidade judaica muito forte”. Mas faz uma ressalva: “Não sei se é apropriado uma pessoa que não siga o judaísmo usar esses símbolos”.

Já o rabino Alon é mais crítico: “O objetivo dele [Macedo] com isso não é difundir o judaísmo, até porque há uma mescla com as práticas e cultos tradicionais da religião dele com os símbolos e vestimentas comuns a nós. Isso acaba criando uma confusão nas pessoas. Vemos ali um cenário e um ator, porque sabemos que aquilo não é nem uma sinagoga e nem um rabino.”
Embora diversas outras igrejas evangélicas utilizem esses símbolos do Antigo Testamento, não o fazem com o mesmo objetivo de Edir, que chegou a importar pedras de Israel para a construção do templo, avaliada em R$ 680 milhões.
Contudo, as críticas não são unânimes. Algumas das principais lideranças judaicas do país estiveram na inauguração do Templo de Salomão, como o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg.
Em visita ao local, o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, afirmou: “Eu nunca vi algo assim antes. A altura, as pedras de Jerusalém, a referência às coisas antigas. Quero agradecer à Universal pela obra gigantesca e desejar sucesso”.
O vice-presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Ricardo Berkienstat, diz não ver problemas: “Ninguém está usando nada para tirar sarro, para zombar. Desta forma, assim como eles estão respeitando o judaísmo, respeitamos também a fé dos seguidores da Universa. Na verdade, é até lisonjeador saber que eles respeitam o Templo de Salomão original a ponto de se adaptarem aos costumes de vestimentas daquela época.”
Rodrigo Franklin de Sousa, professor de pós-graduação de Ciências da Religião na Universidade Presbiteriana Mackenzie, faz outro tipo de análise. “O que é mesmo diferente e me chama muito a atenção no caso da Universal é o fato de ela ter investido milhões para construir algo que aparenta tanto ser para uma outra religião”. E acrescenta: “Você olha para o edifício e não vê nenhum dos símbolos que marcaram a trajetória da igreja, como a pomba, os dizeres ‘Jesus Cristo é o Senhor’… Parece uma forma de se reinventar, uma tentativa de alcançar novos fiéis, pessoas que teriam certa vergonha de ir à Universal para não serem estigmatizadas.”
Por sua vez, a assessoria de imprensa da Igreja Universal afirmou: “O Templo de Salomão é uma forma de resgatar os princípios da fé bíblica como idealizada pelo próprio Deus. Não é um templo da Universal e sim um templo universal — para toda a humanidade, de todas as raças e credos, para qualquer pessoa que quiser conhecer o Deus da Bíblia. Para a Universal, o significado do Templo é totalmente espiritual. O objetivo é o avivamento da fé cristã. A propagação do Reino de Deus, o Evangelho da salvação.”

Gospel Prime
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.