Gifu-Nagano: vulcão entra em erupção

Takayama - O monte Ontake, localizado entre as províncias de Gifu e Nagano, entrou em erupção por volta das 11h53 deste sábado, gerando uma coluna de fumaça de três quilômetros, informou a emissora NHK.
Há informações de que mais de 200 pessoas estavam nas proximidades do pico do monte na hora da erupção. A maioria conseguiu se abrigar em uma pousada simples usada por montanhistas, mas o Corpo de Bombeiros disse que há pessoas feridas do lado de fora, sem especificar números.
Um homem que está na pousada disse à NHK que a erupção está lançando pedras para o alto e algumas atingiram o telhado. Segundo ele, não é possível sair do prédio para verificar se há pessoas feridas do lado de fora.

A emissora informou, ainda, que mais de 150 pessoas que estavam escalando o monte foram obrigadas a dar meia volta e fazer o caminho de descida.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de nível 3 (de um total de 5) para erupções. Isso significa que as pessoas não devem se aproximar do local porque o vulcão pode lançar cinzas e pedras em um raio de até quatro quilômetros.
O monte Ontake é um vulcão ativo de 3.067 metros, mas que estava adormecido há sete anos. Fica na divisa entre as cidades de Otaki e Kiso, em Nagano, e Takayama e Gero, em Gifu. ----------Clique aqui e veja vídeo feito no momento da erupção por um homem que fazia escalada no monte Ontake----------
NÍVEIS DE ALERTA PARA ERUPÇÕES VULCÂNICAS
1 - Vulcão ativo, mas adormecido, sem risco à população
2 - Não chegar perto da cratera
3 - Não se aproximar do vulcão
4 - Preparar evacuação
5 - Evacuar o mais rápido possível

Alternativa Online

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.