sexta-feira, 1 de agosto de 2014

URGENTE: Epidemia de ebola provoca temor de ameaça global


Serra Leoa e Libéria decretam estado de emergência

Freetown, Serra Leoa. Desde março deste ano, a epidemia de ebola que atinge a África Ocidental já atingiu 1.201 pessoas, matando 672 delas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A epidemia, que não tem precedentes, surgiu na Guiné no começo do ano e se espalhou na região, atingindo Serra Leoa e Libéria.

Nesta quinta, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA divulgou um comunicado desaconselhando viagens “não essenciais” aos países africanos atingidos pelo ebola. Segundo Tom Frieden, diretor do centro, o objetivo não é apenas proteger os viajantes norte-americanos, mas também evitar que eles precisem recorrer a clínicas e hospitais africanos já superlotados.

Também nesta quinta, dois países, Serra Leoa e Libéria, decretaram estado de emergência em razão da epidemia. Os países também ordenaram o fechamento de escolas e mercados e puseram em quarentena comunidades afetadas pelo vírus.

A presidente liberiana, Ellen Sirleaf, e o presidente leonês, Ernest Bai Koroma, ainda cancelaram suas viagens a Washington para a cúpula EUA-África na próxima semana e devem se encontrar nesta sexta na Guiné para discutir o combate à epidemia.

Para OMS, a proibição de viagens é exagero

Freetown. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda restrições de viagens ou fechamento de fronteiras devido ao surto de ebola.

A Associação das Companhias Aéreas (IATA) emitiu o comunicado depois de consultas com a OMS e a agência de aviação da ONU, após o caso de um homem que morreu de ebola depois de tomar um voo da Libéria para a Nigéria, com uma escala em Lomé, no Togo. A associação disse que o ebola só é transmitido quando os pacientes apresentam sintomas graves. “É altamente improvável que alguém que sofra esses sintomas se senta bem o suficiente para viajar”, disse a IATA.

OTEMPO
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.