domingo, 3 de agosto de 2014

Tufão 11 adquire força “devastadora”


Segundo a Agência Meteorológica, o Halong deve se aproximar do Japão na próxima quarta ou quinta-feira

O tufão número 11, chamado Halong (ハーロン), ganhou ainda mais força e passou a ser classificado como "devastador" (mouretsuna, 猛烈な), o mais forte de um total de três níveis, segundo boletim da Agência Meteorológica do Japão divulgado às 15h45 deste domingo.
O Halong está ao leste das Filipinas e se desloca a uma velocidade de 15 km/h em direção oeste-noroeste. Tem ventos sustentados de 198 km/h (55 m/s), com picos de até 270 km/h (75 m/s).

Se as previsões da Agência Meteorológica não mudarem, o tufão 11 irá manter a força e deve se aproximar do Japão na próxima quarta ou quinta-feira, a começar pelo sul do arquipélago, que invariavelmente é a primeira região a ser castigada.
Já o tufão 12, chamado Nakri (ナクリー), distanciou-se do Japão e atingiu a península coreana, mas ainda deixa o tempo ruim em Kyushu e Shikoku.
Chuvas torrenciais caíram nas últimas horas e ainda castigam a região, principalmente Kochi, onde ruas e casas ficaram alagadas. Deslizamentos de terra bloquearam estradas e alguns moradores ficaram isolados até serem resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES
Força
A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
- Forte (tsuyoi, 強い) - ventos entre 33 e 43 metros por segundo
- Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos entre 44 e 53 metros por segundo
- Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos cima de 54 metros por segundo
Tamanho
Conforme a área total que o tufão atinge (com velocidade média acima de 15m/s), pode ser classificado como:
- Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
- Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

ALTERNATIVA ONLINE
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.