terça-feira, 26 de agosto de 2014

Será? Marina abre 10 pontos sobre Aécio e vence Dilma no 2º turno


Candidata do PSB se consolida no primeiro turno e fica a cinco pontos da presidente

Na primeira pesquisa Ibope com a presença da ex-ministra Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República, ela alcança 29% da preferência do eleitorado, abrindo dez pontos sobre o senador Aécio Neves (PSDB), que tem 19%, e ficando a cinco da presidente Dilma Rousseff (PT), que lidera a disputa com 34%. No segundo turno, porém, a disputa entre Marina e Dilma se inverte, com a candidata do PSB alcançando 45%, contra 36% de Dilma. Em um eventual segundo turno entre a petista e o tucano, o placar é de 41% a 35% para a presidente.
Em relação aos outros candidatos, Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) registram 1%. Os outros candidatos, juntos, somam 1%. Brancos e nulos chegam a 7% e indecisos são 8%.

A pesquisa Ibope foi contratada pela "Rede Globo" e pelo jornal "Estado de S.Paulo" ouviu 2.506 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE, com o número BR428/2014.

Comparativo

No último levantamento do Ibope, divulgado no dia 8 de agosto, quando o candidato do PSB ainda era Eduardo Campos, Dilma registrava 38% (agora perdeu quatro pontos), Aécio Neves somava 23% (perdeu quatro) e o nome socialista tinha 9%. Pastor Everaldo era o preferido de 3% dos eleitores (agora perdeu dois pontos) e os outros candidatos, juntos, somavam 3% (perderam um ponto). Brancos e nulos eram 13% (seis a mais que agora) e indecisos somavam 11% (três a mais que atualmente).

Cinco dias após a divulgação daquela pesquisa, com a morte de Eduardo Campos, o Datafolha foi a campo para testar o nome de Marina, que ainda não havia sido oficializada na cabeça de chapa. O resultado já mostrava uma mudança na correlação de forças das eleições. 
No levantamento do Datafolha, divulgado em 18/8, Dilma Rousseff registrava 36%, Marina tinha 21% e Aécio somava 20%. Pastor Everaldo era o escolhido de 3% e os outros candidatos tinham 2% somados. Brancos e nulos eram 8% e os indecisos alcançavam 9%.

O tempo
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.