Militantes do grupo jihadista Estado Islâmico se concentravam perto da cidade iraquiana de Qara Tappa, 122 quilômetros ao norte de Bagdá, disseram fontes de segurança e autoridades locais nesta quinta-feira (14), em um aparente esforço para ampliar seu front contra os combatentes curdos peshmergas.

Os militantes sunitas têm feito um dramático avanço pelo norte para uma posição próxima de Arbil, a capital da região semiautônoma do Curdistão.


O movimento ao redor de Qara Tappa sugere que eles estão mais confiantes e buscam conquistar mais território próximo à capital depois de perderem ímpeto naquela região.

O Estado Islâmico, que vê os xiitas como hereges merecedores da morte, tomaram diversas cidades do norte do Iraque, em um avanço repentino que deixou o governo do Iraque sem reação e causou a fuga de dezenas de milhares de pessoas.

O rápido avanço de jihadistas sunitas do Estado Islâmico e o tratamento brutal dado por eles aos muçulmanos xiitas, assim como aos cristãos e yazidis da região, tem provocado reações de repúdio em países ocidentais, e os Estados Unidos chegaram a lançar um ataque aéreo de alcance limitado contra os islamistas. Fonte:G1

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.